A pintora mexicana Frida Kahlo é uma das mais importantes artistas do século XX. Sua obra exprime, de forma intensa, uma biografia repleta de episódios marcantes. Sem usar disfarces ou quaisquer outros subterfúgios, a artista pinta legítimas experiências de vida. Frida obteve na arte seu maior conforto, transformando e criando sua trajetória dolorosa e intensa em um trabalho que refletiu os próprios sentidos de sua existência.
Marque com V apenas os acontecimentos que se relacionam com a história de vida de Frida Kahlo e que foram tema de algumas de suas obras e com F os que não possuem nenhuma relação com a vida e as obras da artista. Em seguida, assine a opção que corresponde a sequência correta.
( ) O martírio da maternidade frustrada - A impossibilidade de ser mãe, certamente foi motivo de intensa amargura, ilustrada na tela Henry Ford Hospital, de 1932.
Henry Ford Hospital. 1932. Óleo sobre tela.
( ) O casamento com Diego Rivera - O matrimônio de Frida e Diego foi uma sucessão de aproximações e separações, momentos de grande ternura e de intensa dor, raiva, dependência e infidelidade. Diversas são as obras que exprimem a angústia e sofrimento dos vínculos de dependência cultivados pela artista, merecendo especial atenção uma tela que se destaca pelo profundo desespero e desilusão vivenciados pela pintora: O coração partido, de 1937.
O coração partido. 1937. Óleo sobre tela.
C ( ) A morte da mãe - Quando tinha apenas 5 anos, sua mãe morreu de tuberculose.. Na tela “a mãe morta e a criança”, de 1899, Frida representa a si mesma diante do leito de morte de sua mãe.
A mãe morta e a criança. 1899. Óleo sobre tela.
D ( ) A Depressão – Frida Kahlo sofria de depressão desde a adolescência. Aos 20 anos tentou suicídio por conta da doença. Na obra “Dor”, de 1909, ela expressa esse sofrimento com muita dramaticidade.
Dor. 1909. Litogravura
( ) A morte da filha – Frida Kahlo perdeu sua primeira filha, quando esta ainda tinha 6 anos. A menina sofria teve poliomielite, precisou amputar os pés, mas acabou falecendo em virtude de complicações na cirurgia.
Morte com menina no colo, 1921. Xilogravura.
( ) A fratura na coluna - As sequelas e incapacidades resultantes do acidente sofrido aos 18 anos foram reproduzidas em diversos momentos de sua vida. Na tela A coluna quebrada (1944), Frida expressa a intensa dor que sentia. Nesta pintura a artista se retrata usando o colete de aço - o qual foi indicado para controle do quadro álgico - destacando seu corpo aberto na qual está inserida uma coluna jônica partida em vários lugares, simbolizando sua coluna vertebral ferida. A dor é feita presente por pregos encravados em seu corpo nu, traduzindo o infindável martírio.
A coluna quebrada. 1944. Óleo sobre tela.
A – F, V, F, V, F, F
B – F, F, V, V, F, F
C – V, V, F, F, F, V
D – F, F, V, V, V, F
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
nao sei
Explicação:
mas o goggle responde
Perguntas interessantes