A Petrobras exerce um monopsônio em relação aos produtores de gás natural (. ) A Lei do Gás (Lei nº 11. 909), promulgada em 2009, foi uma tentativa de buscar alterar o cenário de concentração vertical no mercado, sem sucesso significativo. Contudo, ao mesmo tempo em que assegurou o acesso de terceiros aos gasodutos de transporte (art. 32), nos gasodutos de escoamento permaneceu a não obrigatoriedade de permitir o acesso de terceiros (art. 45), reforçando a estrutura de mercado disfuncional. Temos, então, condições objetivas que revelam a necessidade de mudanças, representadas pelos preços elevados, subutilização da infraestrutura já existente e desaceleração do crescimento industrial. Em paralelo, a conjuntura política é favorável. Há clara disposição – ao menos no que tem sido anunciado pelo governo e também pela Petrobras – em alterar o cenário do mercado de gás e trazer competição. A estrutura de mercado denominada monopsônio se caracteriza pela existência de Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Dados os conceitos relacionados ao tema monopsônio, é correto afirmar o que se encontra na alternativa: c. muitos vendedores e um único comprador.
Sobre monopsônio
Na área econômica, um monopsônio é um tipo de mercado onde há somente um comprador chamado monopsonista. Esta é uma forma de competição imperfeita, o oposto de um monopólio com um vendedor e vários compradores. O termo teve sua concepção realizada por Joan Robinson.
Os monopsonistas têm poder de mercado devido ao fato de que podem influenciar o preço de uma determinada mercadoria alterando apenas a quantidade comprada. Sua renda depende da elasticidade da oferta. Essa característica também é encontrada em mercados com vários compradores, nesse caso, o mercado é chamado de oligopsônio.
A microeconomia assume que monopsonistas e oligopsonistas são empresas que maximizam o lucro e que restrições quantitativas levam a falhas de mercado, que é uma otimalidade de Pareto que existe sob competição perfeita.
Segue a questão completa:
A Petrobras exerce um monopsônio em relação aos produtores de gás natural (. ) A Lei do Gás (Lei nº 11. 909), promulgada em 2009, foi uma tentativa de buscar alterar o cenário de concentração vertical no mercado, sem sucesso significativo. Contudo, ao mesmo tempo em que assegurou o acesso de terceiros aos gasodutos de transporte (art. 32), nos gasodutos de escoamento permaneceu a não obrigatoriedade de permitir o acesso de terceiros (art. 45), reforçando a estrutura de mercado disfuncional. Temos, então, condições objetivas que revelam a necessidade de mudanças, representadas pelos preços elevados, subutilização da infraestrutura já existente e desaceleração do crescimento industrial. Em paralelo, a conjuntura política é favorável. Há clara disposição – ao menos no que tem sido anunciado pelo governo e também pela Petrobras – em alterar o cenário do mercado de gás e trazer competição.
A estrutura de mercado denominada monopsônio se caracteriza pela existência de Escolha uma:
a. um único vendedor de produtos diferenciados.
b. um comprador adicional de qualquer produto homogêneo.
c. muitos vendedores e um único comprador. (Alternativa correta)
d. um único vendedor de produto heterogêneo.
e. um único vendedor de produto homogêneo.
Saiba mais sobre monopsônio e outros formatos de mercado em:
https://brainly.com.br/tarefa/15915290
#SPJ4
Resposta: Muitos vendedores e um único comprador.
Explicação: