A peste negra (ou peste bubônica) foi uma pandemia, isto é, a proliferação
generalizada de uma doença causada pelo baciloYersinia pestis, que se deu na segunda
metade do século XIV, na Europa. Essa peste integrou a série de acontecimentos que
contribuíram para a Crise da Baixa Idade Média, como as revoltas camponesas, a Guerra
dos Cem Anos e o declínio da cavalaria medieval Que
explicações foram dadas para justificar esse mal que também assolou a
humanidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Pessoas com boa condição financeira fugiam das grandes cidades e escondiam-se no campo; as que ficavam nas cidades buscavam isolar-se de tudo e todos, e os o médicos criaram uma roupa de couro para evitar que a secreção dos doentes penetrasse por suas roupas usuais e os infectasse. A roupa especial dos médicos também incluía uma máscara em forma de bico de pássaro com ervas aromáticas no bico. A doença também causou profundas transformações na ordem econômica da Europa medieval, pois começou a faltar todo tipo de trabalhador por conta do alto número de mortos. Os preços dos itens caíram, os salários dos trabalhadores subiram, com isso, itens que antes eram inalcançáveis para algumas pessoas, tornaram-se acessíveis.
Além disso, em alguns locais, as pessoas pararam de obedecer às leis, tamanho era o desespero com a situação em que viviam. A ordem política deixou de existir em outros lugares porque as autoridades tinham morrido ou porque não havia gente suficiente para impô-la sobre a população.
A peste negra foi um vetor de transformações na Europa, e, após essa pandemia, uma série de mudanças começaram a acontecer nas áreas social, política e econômica em todo o continente. A peste negra, no surto que se estendeu na data citada (1347-1353), causou modificações demográficas expressivas nesse território.