A pessoa trans precisa que alguém ateste, confirme, comprove que ela pode ser reconhecida pelo nome que ela escolheu. Não aceitam que ela se autodeclare mulher ou homem. Exigem que um profissional de saúde diga quem ela é. Sua declaração é o que menos conta na hora de solicitar juridicamente, a mudança dos documentos.
No chão, a travesti morre
Ninguém jamais saberá seu nome
Nos jornais, fala-se outra morte
De tal homem que ninguém conheceu
Disponível em: . Acesso em 31 ago. 2017 (adaptado)
Usava meu nome oficial, feminino, no currículo porque diziam que eu estava cometendo um crime, que era falsidade ideológica se eu usasse outro nome. Depois fui pesquisar e descobri que não é assim, infelizmente, ainda existe muita desinformação sobre os direitos das pessoas trans.
Disponível em: . Acesso em 31 ago. 2017 (adaptado)
Uma vez o segurança da balada achou que eu tinha, por engano, mostrado o RG do meu namorado. Isso quando insistem em não colocar meu nome social na minha ficha de consumação.
Disponível em: . Acesso em 31 ago. 2017 (adaptado)
As falas reforçam a importância do nome para as pessoas transgêneras. O nome, materializado nos documentos oficiais de identificação, quando não condiz com a identidade de gênero, pode gerar diversos problemas relacionados ao acesso à cidadania, tais como: acesso à saúde e educação, direito ao voto e inserção no mundo do trabalho. Como tentativa de minimizar tais problemas e garantir direitos é necessário desenvolver as seguintes políticas públicas:
Facilitar a mudança dos documentos para pessoas transgêneras, reconhecendo a autonomia das pessoas em relação à definição de sua identidade de gênero.
Ampliar o acesso à saúde, através de atendimento pelo SUS e implementação de núcleos de assistência psicológica para pessoas transgêneras e familiares.
Elaborar leis que preserve a manutenção do nome de registro e que garanta a identidade civil de todo cidadão.
Tornar obrigatório que estabelecimentos comerciais e empresas utilizem o nome social das pessoas que assim solicitarem, sejam clientes ou empregados.
É correto apenas o que se afirma em:
I e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
b. I, II e IV.
As políticas públicas de atendimento a pessoas transexuais são de extrema importância, visto que o direito delas devem ser reconhecidos conforme desejam. As políticas públicas existem no sentido de criar mecanismos para a mudança do nome de registro.
É preciso apoio ao SUS para as pessoas que desejarem realizar cirurgias de redesignação sexual, além da existência de campanhas de conscientização e combate ao preconceito a essas pessoas tão vulneráveis socialmente.
Bons estudos!
Respondido por
2
Resposta:
ok ava
Explicação:
ok pelo ava
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás