a) Pesquise sobre a obra O Grito de Munch, pintor expressionista.
b) Na charge política criada pelo cartunista Angeli a partir do quadro de Munch, a cena está ambientada no Brasil? Onde?
c) Aponte os elementos da obra de Munch retomados pelo cartunista e relacione-os, explicando como foi construída a intertextualidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O Grito é a obra-prima do pintor norueguês Edvard Munch. Pintada pela primeira vez em 1893, a tela foi ganhando três novas versões com o passar do tempo.
Historicamente a obra de Munch é classificada como iniciadora do expressionismo (um importante movimento modernista da primeira parte do século XX). As suas telas são densas e abordam temas difíceis como a solidão, a melancolia, a ansiedade e o medo.
O quadro O Grito é uma obra de arte expressionista que simboliza o sentimento de angústia do ser humano.
Esta é uma das pinturas mais populares de todos os tempos e é uma obra que revela várias características de Munch: a força expressiva das linhas, redução das formas e o valor simbólico da cor. Também eram transmitidas nas suas pinturas várias emoções humanas, visíveis na expressividade forte dos rostos representados.
b) e c) a Charge é um gênero textual em que o conhecimento do contexto histórico e político tende a ser imprescindível para a boa interpretação.
Percebemos que Angeli parodia o quadro O grito, de Edvard Munch. Como personagem central, em desespero, vemos o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Ao fundo, com sorrisos nos rostos ao observar o grito, estão Paulo Maluf e José Sarney. Se o leitor não identificar essas figuras políticas, o humor da charge se perde. Note, ainda, que o leitor precisa saber que tucano é como se designa o político que pertence ao PSDB, partido do presidente.
Explicação:
A sátira de Angeli representa o presidente Fernando Henrique Cardoso em desespero, o termo tucano se designa ao partido político PSDB.