Pedagogia, perguntado por rbmbomb, 11 meses atrás

A pesquisa qualitativa vem ganhando grande destaque nas pesquisas sociais, embora ainda não seja reconhecida por muitos teóricos. A questão da subjetividade é colocada como um dos aspectos problemáticos desse tipo de abordagem. Com relação à subjetividade nas pesquisas qualitativas, é verdadeiro afirmar: I – O mais adequado é que o pesquisador não utilize os aspectos subjetivos na análise dos fenômenos, uma vez que isso não pode ser quantificado. Assim, o melhor é utilizar esse aspecto como complementação. II – A subjetividade ganha destaque porque nem sempre a quantificação pode apreender a dinâmica presente na vida cotidiana, cenário dos fenômenos sociais. III – A subjetividade se refere à compreensão detalhada dos significados e características das situações apresentadas pelos indivíduos em sua interpretação da realidade. IV – A objetividade apresentada por meio de diagramas e gráficos é o único meio de demonstrar uma verdade científica. Estão corretas as afirmativas:

Soluções para a tarefa

Respondido por tatahsantos886
7

Resposta: Somente I & III

Explicação: corrigida pelo ava. 2020

Respondido por erisonmoraes2
2

Resposta:

As afirmativas I e III estão corretas.

Explicação:

I – O mais adequado é que o pesquisador não utilize os aspectos subjetivos na análise dos fenômenos, uma vez que isso não pode ser quantificado. Assim, o melhor é utilizar esse aspecto como complementação.  

A linguagem subjetiva é muito útil em aspectos quantitativos, por exemplo em pesquisas que envolvam grande número de amostras, ou em pesquisa que envolva vários valores de uma mesma amostra, porém quando a avaliação recai sobre um fenômeno único, a subjetividade atrapalha o pensamento, acaba por desvalorizar.

III – A subjetividade se refere à compreensão detalhada dos significados e características das situações apresentadas pelos indivíduos em sua interpretação da realidade.

Correto. A subjetividade está ligada ao indivíduo, não existe um consenso na interpretação de informações subjetivas.

Perguntas interessantes