A pesquisa é um processo pedagógico que aparece em todas as etapas escolares. A visão de pesquisa como algo simples ou complexo depende do ponto de vista, da “definição” de cada um. No ambiente escolar não é incomum encontrar professores que ainda solicitam aos alunos que apenas abram o livro e copiem determinado assunto, reproduzindo em seus cadernos conteúdos pelo simples ato de copiar, sem muito aprofundamento ou discussão. É comum o professor que apenas ensina, amealha certo lote de conhecimentos e, a seguir, transmite aos alunos, dentro da didática reprodutiva e cada dia mais desatualizada.
Com a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na vida moderna, em especial a Internet, o processo não é muito diferente. Os alunos digitam o assunto no Google e saem a copiar as primeiras páginas que aparecem. Quanto muitos selecionam trechos entre os sites, fazendo cópias de fragmentos no caderno ou utilizando as ferramentas de “copiar” e “colar” do computador, o que pode se tornar um vício tentador. Em ambas situações, analógica ou digital, este ato é chamado por professores e alunos de pesquisa.
A pesquisa é mais do que isto, copiar não deve ser sinônimo de pesquisar. A pesquisa deve ser encarada como um processo “emancipatório”, de modo a oportunizar ao aluno a construção de seu conhecimento, através de análise e elaboração própria, reestruturando as informações encontradas.
Com base no texto acima e no que estudou na disciplina, elabore uma crítica, explicando porque a cópia:
1. Fere os princípios da pesquisa científica.
2. Dificulta a construção do conhecimento.
3. Não diferencia a pesquisa documental da pesquisa bibliográfica.
Para elaborar sua crítica, considere:
1. O que é uma pesquisa e para que ela serve.
2. A relação entre teoria e prática.
3. A diferença entre a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica.
Soluções para a tarefa
A pesquisa científica engloba todas as demais pesquisas, é um conjunto de métodos que buscam uma solução para um problema, temos como exemplo a pesquisa experimental, empírica, pesquisa qualitativa, dentre outras.
Teoria e prática estão alinhadas. É importante que o indivíduo consiga compreender que ambas podem ser complementares. Para fazer algo na prática é preciso de muita pesquisa.
A pesquisa documental é aquela que faz uso de fontes documentais para entender o seu objeto de estudo.
Por sua vez, a pesquisa bibliográfica é aquela em que o pesquisador consulta em livros, artigos científicos, revistas. Isto é, busca um embasamento teórico para o seu trabalho por meio das obras criadas por outras pessoas.
A cópia, ou também chamada de plágio é um crime e deve ser combatido, pois as pessoas não podem usar as informações dos outros como se fossem suas.
Por isso é fundamental utilizar as citações dentro de uma pesquisa científica. Ao usar as ideias dos outros, devem mencioná-los.
Bons estudos!