A Pesquisa científica não é tarefa fácil devido às múltiplas exigências para que o resultado possa ser considerado válido. Há duas qualidades inerentes à pesquisa que estão fortemente vinculadas aos instrumentos de coleta de dados que são a fidedignidade e a confiabilidade com que esses dados foram coletados, pois é a partir da análise destes que o pesquisador sustenta todo seu trabalho.
Como podemos definir o conceito de fidedignidade de um instrumento de pesquisa e qual o melhor caminho para buscar a fidedignidade?
a.
Questionários, entrevistas e formulários são instrumentos para coleta de dados cuja fidedignidade está na neutralidade do processo de coleta dos dados devendo o pesquisador evitar intervir no processo, estruturar o instrumento de forma que a pesquisa possa ser aplicada por outros pesquisadores em diferentes momentos.
b.
Por meio do exercício constante de aplicação de instrumentos de coleta de dados que os pesquisadores passam a compreender sua organização, o comportamento dos respondentes frente a cada tipo de instrumento, tornando o processo de coleta dos dados fidedigno a todo campo acadêmico e científico, aspecto vinculado ao rigor e a ética.
c.
Entende-se por fidedignidade a tarefa de organização de questionário estruturado e aplicado sem a presença do pesquisador para evitar sua interferência sobre o respondente e o melhor caminho para isso é o uso de formulários eletrônicos enviados por links a um público indefinido.
d.
Para um instrumento ser fiel aos objetivos da pesquisa é fundamental que o pesquisador realize uma pequena amostra ou teste piloto e aplique para ajustar o vocabulário ao público alvo, contudo esse procedimento deve ser realizado entre os pesquisadores para que a técnica seja fielmente garantida no processo que antecede a coleta de dados.
e.
Busca-se na coleta de dados de uma pesquisa que os aspectos definidos para atingir os objetivos, independente de quem aplique os instrumentos de coleta, possam trazer os mesmos resultados na fase de pré teste e na aplicação real, caracterizando a fidedignidade, que precisa ser acompanhada da validade do instrumento e sua operatividade.
10 pontos
Soluções para a tarefa
Questão: A Pesquisa científica não é tarefa fácil devido às múltiplas exigências para que o resultado possa ser considerado válido. Há duas qualidades inerentes à pesquisa que estão fortemente vinculadas aos instrumentos de coleta de dados que são a fidedignidade e a confiabilidade com que esses dados foram coletados, pois é a partir da análise destes que o pesquisador sustenta todo seu trabalho.
Como podemos definir o conceito de fidedignidade de um instrumento de pesquisa e qual o melhor caminho para buscar a fidedignidade?
Resposta: Busca-se na coleta de dados de uma pesquisa que os aspectos definidos para atingir os objetivos, independente de quem aplique os instrumentos de coleta, possam trazer os mesmos resultados na fase de pré teste e na aplicação real, caracterizando a fidedignidade, que precisa ser acompanhada da validade do instrumento e sua operatividade.
Questão: As interferências da grande mídia na produção e disseminação de conhecimento do senso comum têm colocado novas questões aos pesquisadores sobre para que serve a pesquisa em educação. É muito comum, segundo Charlot (2006, apud CAMPOS, 2009) que temas recorrentes nas pesquisas sejam influenciados pelo conhecimento produzido e reproduzido “sociomidiaticamente”, como o fracasso escolar, a formação de professores, a violência nas escolas, avaliação, entre outros. Nessa perspectiva, continua o autor, esses temas da moda acabam influenciando a qualidade das pesquisas porque tornam-se, equivocadamente, objetos de pesquisa, ou melhor, esses temas acima descritos tornam-se objetos de pesquisa e, na verdade não o são, mantém-se apenas como temas. Essa situação complexa e cheia de contradições ocorre devido às constantes críticas que são feitas às universidades por produzirem pesquisas que não atendem às necessidades sociais ou práticas das escolas ou sistemas de ensino.
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I.
Questão- A pesquisa científica está cada vez mais presente em todas as práticas da vida e, em especial, na educação poderemos observar a pesquisa fundamentando as práticas pedagógicas, a gestão escolar e as políticas públicas. Contudo, a comunicação de massa, quer pelo jornal, TV ou redes sociais, proliferam muitas informações e, nem sempre essas informações são originadas de pesquisa. Assim, é muito importante que saibamos identificar quando a informação recebida é originada de pesquisa, do senso comum ou, trata-se de um erro conceitual.
Resposta: II, III, I, III, II, I
Questão: Pedro está muito intrigado com a situação do ensino durante o período de isolamento social ocorrido em 2020 com a pandemia no Brasil, pois há diferentes opiniões e informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem, mas boa parte das informações partem de um conhecimento de senso comum. Para o representante do sindicato dos professores, o governo está economizando com essa situação, pois se algum professor não puder desenvolver as atividades, simplesmente é substituído pela aula pré-elaborada e transmitida pela TV, além disso, há um aumento significativo da exclusão dos alunos, já que muitos deles não possuem acesso à internet ou tem, em suas casas, condições mínimas para os estudos. Para alguns professores essa situação retrata o fim da carreira docente e, para outros traduz-se em uma oportunidade de redescobrir-se como docente, pois tiveram a oportunidade de experimentar novas possibilidades e gostaram bastante. Esse quadro tão diverso fez com que Pedro procurasse seu professor orientador para informa-lo que pretende elaborar uma pesquisa sobre os professores e as aulas que estão organizando nesse momento da pandemia, pois acredita que será muito importante para o campo educacional uma pesquisa sobre a situação docente no período da pandemia.
Resposta: Pedro definiu o tema, o público-alvo e a justificativa de sua pesquisa.
Questão: Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa um pesquisador precisa, entre tantas outras coisas, definir a técnica que utilizará para a coleta dos dados. Há várias técnicas, cada uma tem sua especificidade, vantagens e desvantagens.
Normalmente os pesquisadores iniciantes confundem a pesquisa bibliográfica com a documental.
A seguir estão caraterísticas das duas, identifique e indique quais são as características da pesquisa documental marcando com “D” o espaço indicado e com “B” quando tratar-se de aspectos da pesquisa documental.
Resposta: B, D, D, B