A perspectiva crítico-emancipatória amplia suas referências para pensar a Educação Física a partir da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Leia no excerto abaixo como esse filósofo traduz o conceito de comunicação. O filósofo Habermas propõe a teoria da comunicação e o que é paradigmático para essa teoria são as relações intersubjetivas que sujeitos que falam e atuam assumem quando buscam entre si o entendimento sobre algo. Para ele, na linguagem do dia a dia está embutida uma racionalidade; quando o sujeito, por exemplo, emite uma frase, nela está incutido um desejo de ser compreendido e de buscar entendimento. Habermas entende que a realidade não pode ser compreendida apenas pela ciência, pela razão, ou seja, não há nenhum modelo teórico que dê conta de compreender a complexidade do real. Agora considere os excertos abaixo sobre o pensamento de Kunz que contempla a teoria da ação comunicativa no âmbito da Educação Física. I. Ao defender o Se-Movimentar, Kunz traz o mundo vivido dos alunos para as aulas por meio de interações intersubjetivas, isto significa resgatar o corpo sujeito, o corpo que fala, age, se comunica, se relaciona e interage com o mundo e com os outros sujeitos. II. O autor ressalta o processo dialógico proposto por Paulo Freire, que para as aulas de Educação Física poderia ser traduzido pela análise conjunta de professores e alunos acerca da situação sociocultural vivida pelos alunos, por exemplo: como as crianças vivem, o que fazem, como fazem, como e de que brincam, jogam, e por aí vai. Desta análise poderiam emergir as causas da marginalização da maioria, pelo processo de ensino, por exemplo. Para tanto, o professor deve promover a reflexão sobre o mundo vivido e o respectivo mundo do movimento do aluno. III. Kunz chama atenção para a forma como o espaço físico é organizado para as aulas de Educação Física no espaço escolar, dentro dos padrões requeridos para instituições em que o foco são as competições. Observa que os professores entendem que sem tais condições não é possível desenvolver o trabalho. Contempla(m) o diálogo entre o pensamento de Habermas e a proposta de Elenor Kunz a(s) assertiva(s) a. I, apenas. b. II, apenas. c. I, II e III. d. I e II, apenas. e. II e a III, apenas.
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