A perspectiva antropológica nos ajuda a entender e compreender a diversidade das culturas e das formas de organização social, orientando-se pelo distanciamento das interpretações eurocêntricas e, por conseguinte, diz sobre o respeito à toda a composição diversa da vida humana. Considerando este aspecto, a proposta de reflexão deve ser encaminhada para pensar a situação geral das populações
indígenas em diálogo com um contexto, ainda, de pandemia; Leia os fragmentos a seguir:
(1) “Precariamente assistidas [...] e pressionadas pela crescente onda de invasões em seus territórios, as comunidades indígenas enfrentam quase sozinhas o avanço da pandemia do coronavírus nas aldeias. [...]. “Temos um histórico muito perverso de doenças contagiosas, que dizimaram etnias inteiras no passado. Todos estão assustados”, diz Sônia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) (Agência de Jornalismo Investigativo Pública. (14 abril 2020)
(2) “De acordo com o monitoramento realizado desde o começo da pandemia pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), até o dia 18 de janeiro de 2022, 1.255 vidas indígenas foram levadas pela Covid-19. [...] esse número é resultado, principalmente, da negligência e do descaso [...] em vacinar e oferecer assistência médica aos povos originários. [...]”. (10 janeiro 2022).
Comente a afirmativa a seguir, utilizando-se tanto dos conhecimentos antropológicos, assim como, do debate político sobre o papel do Estado, democracia e justiça social.
O Estado, e parte da sociedade civil, ainda reproduzem a narrativa de desvalorização e não reconhecimento da população indígena brasileira, uma vez que as ações de violência e violação dos direitos de existir destes povos permanecem enraizadas na cultura nacional.
Você pode orientar a sua reflexão a partir dos seguintes conceitos: Diversidade cultural/ Alteridade/ Eurocentrismo e a discriminação/ Padrões de Cultura.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
De acordo com os conceitos antropológicos, especialmente, sobre o debate político sobre o papel do estado, da democracia e da justiça social, é possível destacar que o texto em questão aborda o sentido de estado, destacando a necessidade de proteção das comunidades indígenas e questionando o relativismo cultural e a pluralidade.
Necessidade de proteção da população indígena do Brasil
É de fundamental importância que ocorra o respeito e a valorização da população indígena brasileira, visto que o estado somente cresce com o respeito às culturas nativas. Sendo imprescindível a valorização e proteção da liberdade, assim como, da diversidade cultural envolvida.
Saiba mais sobre a população indígena brasileira em: https://brainly.com.br/tarefa/1957266
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
História,
10 meses atrás
Física,
10 meses atrás