A perspectiva antropológica nos ajuda a entender e compreender a diversidade das culturas e das formas de organização social, orientando-se pelo distanciamento das interpretações eurocêntricas e, por conseguinte, diz sobre o respeito à toda a composição diversa da vida humana. Considerando este aspecto, a proposta de reflexão deve ser encaminhada para pensar a situação geral das populações indígenas em diálogo com um contexto, ainda, de pandemia; Leia os fragmentos a seguir:
(1) “Precariamente assistidas [...] e pressionadas pela crescente onda de invasões em seus territórios, as comunidades indígenas enfrentam quase sozinhas o avanço da pandemia do coronavírus nas aldeias. [...]. “Temos um histórico muito perverso de doenças contagiosas, que dizimaram etnias inteiras no passado. Todos estão assustados”, diz Sônia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) (Agência de Jornalismo Investigativo Pública. (14 abril 2020)
(2) “De acordo com o monitoramento realizado desde o começo da pandemia pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), até o dia 18 de janeiro de 2022, 1.255 vidas indígenas foram levadas pela Covid-19. [...] esse número é resultado, principalmente, da negligência e do descaso [...] em vacinar e oferecer assistência médica aos povos originários. [...]”. (10 janeiro 2022).
Comente a afirmativa a seguir, utilizando-se tanto dos conhecimentos antropológicos, assim como, do debate político sobre o papel do Estado, democracia e justiça social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O Estado é um ator fundamental no processo democrático e tem um papel crucial a desempenhar na garantia da justiça social.
Qual é o papel da justiça social em uma sociedade democrática?
- Além disso, houve muitas mudanças na sociedade desde o século XX e essas mudanças levaram ao surgimento de novos conceitos de justiça social;
- Esses conceitos não são apenas para alcançar a igualdade, mas também para construir uma sociedade mais justa, levando em consideração as necessidades de diferentes grupos de pessoas.
Qual é o papel do Estado em uma sociedade democrática?
- O papel do Estado em uma sociedade democrática é garantir que todos os cidadãos sejam tratados com justiça e tenham oportunidades iguais de sucesso;
- O Estado também garante que todos tenham acesso às necessidades básicas, como educação, saúde, moradia e alimentação;
- O Estado tem um papel fundamental na proteção dos direitos e liberdades individuais. Também desempenha um papel importante na manutenção da ordem pública.
Logo, essas perspectivas pode nos ajudar a compreender a diversidade de culturas e formas de organização social. É guiado pelo distanciamento das interpretações eurocêntricas e, portanto, respeita os diferentes componentes de uma cultura ou comunidade.
Entenda mais sobre a justiça social e o estado em uma democracia em: https://brainly.com.br/tarefa/51575833
Anexos:
Perguntas interessantes