A personalidade é o conjunto de traços e características singulares pertencentes a uma pessoa e que a distingue das demais. Os fatores determinantes da personalidade são:
meio ambiente e meio profissional
hereditariedade e meio psicológico
hereditariedade e meio profissional
meio psicológico e meio social
meio ambiente e hereditariedade
Quest.: 3
3.
Mariana e Júlia, estudantes do curso de Direito, estão conversando sobre o comportamento de uma amiga em comum: Paula. As duas chegam a conclusão de que Paula é uma pessoa "muito neurótica", porque às vezes fica preocupada com tudo a seu redor. O tipo de conhecimento que Mariana e Júlia utilizaram para classificar o comportamento de Paula é:
Conhecimento filosófico;
conhecimento biológico.
Conhecimento do senso comum;
Conhecimento científico;
sao duas questoes 2 e 3 me ajuda
Soluções para a tarefa
Olá.
Questão 02. A resposta correta está na 4ª alternativa: meio psicológico e meio social.
Os fatores mais determinantes para a formação da personalidade e subjetividade do indivíduo são relacionados ao meio, seja ele psicológico ou social.
O meio ambiente – físico - e a hereditariedade influenciam na formação da subjetividade e personalidade, mas não tanto como o meio social, pois é nesse último que se adquire atributos humanos, que podem ou não desenvolver fatores hereditários do indivíduo. Como exemplo de atributos humanos, podemos citar a linguagem, a capacidade de nos comportar de maneira civil, a capacidade de ter sentimentos complexos (pois depende da complexidade da linguagem), entre outros.
Como meio psicológico, podemos nos referir as relações de todo um conjunto neural individual com os estímulos externos (que também são sociais).
Para finalizar, cito uma perspectiva clássica em Psicologia, de origem behaviorista: o indivíduo é fruto da relação entre comportamento operante as respostas que recebe, ou seja, o indivíduo é resultado de sua interação com o seu meio.
Questão 03. A resposta correta está na 3ª alternativa: conhecimento do senso comum.
Como já foi indicado no texto do enunciado, Mariana e Júlia são estudantes de Direito, não de áreas ligadas à saúde mental, logo, podemos afirmar que elas não estão aptas para dar diagnósticos - mesmo se fosse estudante de áreas ligadas à saúde, deveria estar em estágio ou formado com registro no conselho competente. Como (podemos deduzir que) não são conhecedoras de quadros de neurose, podemos afirmar que elas estão se baseando no conhecimento de senso comum – ou seja, estão se baseando no que elas e seu grupo acham que é neurose.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Bons estudos