A personagem Mafalda, que está em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte está para cima e afirma: “a gente está de cabeça pra baixo”. Quem olha para o céu noturno dessa posição geográfica não vê a estrela Polar, referência do polo astronômico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referência do polo astronômico Sul. Se os polos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os polos astronômicos, ou seja, o polo geográfico Sul apontando para o polo astronômico Sul, seria correto afirmar que
Escolha uma:
a. o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo, e quem estaria de cabeça para baixo seriam os habitantes do Hemisfério Norte.
b. o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda não teria razão em afirmar que está de cabeça para baixo.
c. o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabeça para baixo.
d. o Sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.
e. o Norte do globo estaria para cima e o Sul para baixo, mas Mafalda não estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.
Soluções para a tarefa
A personagem Mafalda, que está em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte está para cima. Se os polos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os polos astronômicos, ou seja, o polo geográfico Sul apontando para o polo astronômico Sul, seria correto o que se afirmar em: Alternativa B.
O Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda não teria razão em afirmar que está de cabeça para baixo.
Vamos a lembrar que, independentemente de onde estivermos no planeta Terra, quando olhamos para o cima vemos o céu, então, para que o que Mafalda vê no céu da Argentina estivesse em cima, no globo dela, o sul geográfico deve apontar para o sul magnético.
Assim o mapa da Mafalda estaria cabeça para baixo e por tanto, ela está vendo o mundo desde cima, nessa nova configuração.