A Persistência do Canal Arterial (PCA) ocorre por não haver fechamento do canal que liga as artérias aorta e pulmonar, que antes do nascimento se interligavam para manter os fluxos e pressões constantes entre os pulmões e o organismo. Com o nascimento há uma diminuição da resistência vascular pulmonar, um aumento de fluxo e pressão pela aorta, forçando assim um espasmo do canal arterial. Neste momento, a circulação sistêmica e pulmonar se fundamenta. Se não ocorre este fechamento, há um hiperfluxo pulmonar, ou seja, há risco de edema agudo de pulmão pelo excesso de líquido no capilar que extravasa para dentro dos alvéolos."
CARR, A.M.G., Fisioterapia na Saúde do Neonato. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
De acordo com esse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I. O fechamento do canal pode ser forçado com medicamentos vasodilatadores.
II. Muitas crianças com comunicação inter-ventricular (CIV) mantém esta patência, com a intenção de aumentar o hiperfluxo pulmonar, tentando ajustar o fluxo e pressão entre a Aorta e a Artéria Pulmonar.
III. A comunicação Interventricular pode ocorrer por má formação fetal, principalmente decorrente de doenças maternas como rubéola.
IV. As crianças acometidas por estas patologias apresentam cansaço às mamadas, taquipneia, edema agudo de pulmão, além de sinais de insuficiência respiratória.
V. O tratamento é realizado nas unidades de terapia intensiva neonatais onde o fisioterapeuta fica responsável por diminuir os efeitos da insuficiência respiratória, trazendo maior conforto ao recém-nascido.
Portanto, é correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
61
Apenas III,IV, V estão corretas.
Respondido por
11
Resposta:
Apenas 3,4 e 5 estão corretas
Perguntas interessantes