A periodização histórica mais conhecida no Ocidente divide o eixo temporal em idades: antiga, medieval, moderna e contemporânea. É claro que essa periodização é questionável, no entanto, o fato de sobreviver tanto tempo é notável e sugere alguma eficácia. De todo modo, é fundamental que tenhamos uma visão critica sobre ela. Alguns aspectos que devemos considerar nesse sentido são:
Escolha uma:
a. a principal crítica que pode ser feita à periodização tradicional, como é denominada, refere-se ao fato de que os professores costumavam exigir somente a memorização dela.
b. embora questionável, a tradicional divisão quadripartite da História em antiga, medieval, moderna e contemporânea é uma representação que permite visualizar que existem interrupções, crises, enfim situações ou processos que afetam o desenvolvimento histórico que cumpre uma trajetória de progresso contínuo.
c. tal divisão e a sua representação em uma linha histórica transmitem uma visão cronológica e linear da História assentada na perspectiva de progresso contínuo, o que foi motivo de questionamentos e críticas diante dos acontecimentos históricos que marcaram o século XX, como as guerras e crises que abalaram as sociedades.
d. a periodização histórica citada não alcançou repercussão no Brasil, portanto não se faz necessário desenvolvermos crítica sobre ela.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
tal divisão e a sua representação em uma linha histórica transmitem uma visão cronológica e linear da História assentada na perspectiva de progresso contínuo, o que foi motivo de questionamentos e críticas diante dos acontecimentos históricos que marcaram o século XX, como as guerras e crises que abalaram as sociedades.
Perguntas interessantes