História, perguntado por biancahmagalhaes, 1 ano atrás

A Perestroika é entendida como um processo de transformação global do sistema socialista da antiga URSS. Considerando-se esse processo de transformação, é CORRETO afirmar que:
a) a opção pela interdependência entre o aparelho do Estado e o aparelho partidário foi importante para o fim do autoritarismo vigente na esfera das instituições sociais e políticas.
b) a Glasnost, como abertura democrática, abriu caminho para a reforma do Estado e para discussões ideológicas e assegurou transformações básicas na economia soviética.
c) o incremento da indústria de armamentos, em razão da posição hegemônica da URSS na Guerra Fria, gerou recursos importantes para a implementação de novas estratégias econômicas.
d) o crescimento da economia soviética nos anos 80 deste século, a taxas bastante elevadas, impulsionou o processo de transformação do sistema socialista na URSS.
e) interferência das nações europeias participantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para evitar que os conflitos locais da região balcânica tivessem o apoio dos países signatários do Pacto de Varsóvia.

Soluções para a tarefa

Respondido por oestudioso35
18

Resposta:

B) ou A)

Explicação:

Porque a Perestroika foi até o fim da URSS

E Esse Projeto foi simplesmente o fim

bom trouxe algumas transformações basicas

Mais a crise tava horrível e com toda crise

O Presidente Declarou o fim da Urss

Respondido por Nicollee123
44

Resposta:

b

)

Explicação:

A Perestroika e a Glasnost foram estratégias reformistas elaboradas por Mikhail Gorbachev que atuavam mutuamente coordenadas. Uma dependia da outra, isto é, a tentativa de reformular o sistema comunista (com a Perestroika) deveria estar articulada com uma necessária abertura para a democracia e transparência. Entretanto, a estratégia de Gorbachev, ao contrário de “salvar o comunismo”, contribuiu ainda mais para seu colapso.

Perguntas interessantes