A percepção subjetiva de esforço, conhecida como PSE, é uma das ferramentas mais utilizadas para o controle da carga interna de treinamento. Com ela, os indivíduos relatam, em uma escala numérica, a sensação percebida em relação ao nível de esforço. O quadro abaixo apresenta o controle da PSE ao longo das sessões de um microciclo de treinamento.
Dia Sessão
(treino) Duração
(volume) PSE PSE da sessão
Segunda-feira Manhã Treino funcional 60 7
Tarde Treino técnico 120 4
Terça-feira Manhã Musculação 90 7
Tarde Treino tático 120 5
Quarta-feira Manhã Corrida 60 4
Tarde
Quinta-feira Manhã Treino funcional 60 7
Tarde Treino técnico 120 5
Sexta-feira Manhã Musculação 90 8
Tarde Treino tático 120 6
Sábado Manhã Corrida 60 5
Tarde
Quadro - Controle da PSE das sessões de treino de um microciclo.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.
1. Analisando os dados apresentados, em qual dia e qual a sessão (treino) são observados o maior e menor valor de PSE da Sessão?
Soluções para a tarefa
A percepção subjetiva do esforço é calculada multiplicando a duração/volume da sessão pela PSE esperado, gerando o PSE da sessão, observe abaixo:
Dia Sessão/treino Duração/volume PSE PSE SESSÃO
Segunda/ Manhã Treino funcional 60 7 420
Tarde Treino técnico 120 4 480
Terça Manhã Musculação 90 7 630
Tarde Treino tático 120 5 600
Quarta Manhã Corrida 60 4 240
Quinta Manhã Treino funcional 60 7 420
Tarde Treino técnico 120 5 600
Sexta Manhã Musculação 90 8 720
Tarde Treino tático 120 6 720
Sábado Manhã Corrida 60 5 300
1. A partir dos valores encontrados, pode-se garantir que sexta-feira tanto no turno da manhã quanto a tarde, apresentam o maior PSE (720) enquanto quarta-feira pela manhã apresenta o menor PSE (240).
2. Como pode ser notado, a prescrição não foi mudada ao longo da semana, o volume permaneceu estável, respeitando o que foi planejado inicialmente. Entretanto se percebe uma PSE crescente e variável, de caráter individual, subjetiva e multifatorial. Isso permite ao treinador, verificar como seus atletas percebem os estímulos de treinamento em relação às respostas médias da equipe, a depender por exemplo da potência aeróbica individual.
3. Segundo autores, as 5 aplicações da PSE na sessão como método de quantificação da carga interna de treinamento são:
1. Monitorar a intensidade subjetiva do treinamento percebida pelos atletas e compará-la com a programada pela periodização.
2. Garantir que a periodização seja seguida como pensada.
3. Detectar os atletas e suas respostas dentro de um mesmo grupo.
4. Poder monitorar a carga de treinamento individual e coletiva.
5. Poder monitorar o processo de reabilitação dos atletas.
PSE - Percepção Subjetiva do esforço
Metodologia criada por Carl Foster, onde se monitora as praticas esportivas e sua progressão partindo de sua percepção do esforço e cansaço.
Esse método consiste na integração entre córtex sensorial e os sinais do sistema nervoso central e periférico. Portanto, a PSE pode ser entendida como um reflexo psicofísico que provoca os impulsos neurais, provenientes da região do córtex motor.
Essa avaliação se faz por meio de questionário, onde os atletas respondem aos seus treinadores, perguntas como: o que achou do treinamento? quais sensações experimentou? qual o seu nível de cansaço?
Complemento da questão:
Perguntas
1) Analisando os dados apresentados, em qual dia e qual a sessão (treino) são observados o maior e menor valor de PSE da Sessão?
2) Com base nos dados apresentados no quadro, responda: houve aumento do volume no treinamento de corrida, musculação e treino funcional, ao longo dos dias? Houve aumento na carga interna, relatada pela PSE da sessão, no treinamento de corrida, musculação e funcional, ao longo dos dias?
3) Existem várias aplicações da utilização da PSE da sessão como método de quantificação da carga interna de treinamento. Relacione as 5 aplicações apresentadas no livro da disciplina.
Aprenda mais PSE aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23679376
#SPJ1