Direito, perguntado por pedrospouza1, 1 ano atrás

A percepção social, política e cultural acerca do indivíduo se estabelece a partir dos aspectos históricos de cada tempo e se configuram como um reflexo das condições temporais de cada sociedade. Em função disso, é necessário compreender os aspectos históricos a fim de quebrar paradigmas e lugares sociais preestabelecidos sobre a pessoa com deficiência. Com base nas dimensões históricas relacionadas ao papel social da pessoa com deficiência, julgue as afirmativas abaixo:




1.Em Esparta e na Roma Antiga, os pais de crianças nascidas com algum tipo de deficiência tinham a permissão do Estado para sacrificarem os filhos, pois de acordo com a estrutura militarista desses territórios, a pessoa com deficiência não possuía a função social necessária às necessidades dessa sociedade.
2.Em Atenas, por influência do filosofo Aristóteles, as pessoas com deficiência eram amparadas e protegidas pela sociedade. De acordo com o referido pensador, “tratar os desiguais de maneira igual constitui-se em injustiça” e, nesse sentido há o estabelecimento de uma noção de amparo às pessoas com deficiência.
3.Nos primeiros anos da era cristã um olhar de caridade e cuidado foi lançado sobre a pessoa com deficiência. Em consenso com as diretrizes sociais e políticas estabelecidas no Concílio da Calcedônia, em 451, foram criadas instituições de caridade e auxílio aos enfermos e às pessoas com pessoa com deficiência.
4.Na contemporaneidade todos os aspectos ligados ao preconceito e à exclusão da pessoa com deficiência foram erradicados. Através de políticas inclusivas e de ampliação da participação nos espaços de poder, a realidade atual é bastante ampla e garante a participação efetiva das pessoas com deficiência.

Estão corretas as afirmativas:

Soluções para a tarefa

Respondido por vctrassumpcao
1
Estão corretas as alternativas 1, 2 e 3.
Perguntas interessantes