A percepção histórica do ser humano sobre a natureza sofreu muitas mudanças ao longo do tempo. Com o tempo, a humanidade mudou sua percepção da natureza como habitat e passou a compreendê-la como força contraditória ao desenvolvimento, empecilho a ser eliminado para o desenvolvimento humano. Porém, atualmente entende-se que é necessário o manejo consciente dos recursos naturais para garantia da sobrevivência com qualidade tanto das gerações atuais quanto das futuras. Elaborado pelo professor, 2019. Com base no texto apresentado e considerando os marcos históricos do desenvolvimento humano e degradação ambiental, avalie as alternativas a seguir e assinale a correta.
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
Alternativa 1:
Dentre os principais marcos para a destruição dos recursos naturais, tem-se o incentivo à agricultura de subsistência.
Alternativa 2:
O marco inicial para a degradação desenfreada do ambiente se deu após a publicação do livro "Primavera Silenciosa".
Alternativa 3:
Um dos grandes marcos históricos foi o desenvolvimento das máquinas a vapor seguidas pela invenção do motor à combustão.
Alternativa 4:
Segundo muitos historiadores, os principais responsáveis pela destruição das reservas naturais do planeta são as comunidades tradicionais e o uso de culturas rotativas.
Alternativa 5:
A partir da intensificação de consequências ambientais, sociopolíticas e econômicas, as sociedades passaram a entender a exploração desenfreada da natureza como necessária.
É correta a alternativa 3.
Com o advento da industrialização, o consumo e a produção de bens se intensificou consideravelmente, e este surto produtivo representou desenvolvimento acelerado para os países industrializados, que tendiam, em contrapartida, a explorar ainda mais os recursos naturais do planeta.
Também acelerou a destruição das florestas, aumentou consideravelmente a poluição e os impactos ambientais que a presença humana (que também aumentou consideravelmente, com um crescimento populacional vertiginoso) tinha no planeta Terra.