A penetração de substâncias através da membrana celular pode ser feita por proteínas canal ou porinas, em relação às quais pergunta - se: A) Qual a sua estrutura? B) Como funcionam?
Soluções para a tarefa
- Essas proteínas, controlam a permeabilidade iônica dos canais.
- Apenas moléculas do tamanho e de cargas certas podem atravessar os canais, ocorrendo assim a permeabilidade seletiva
Canais de sódio- a superfície interna tem forte carga negativa, que podem puxar os íons sódio desidratados para dentro desses canais, com a finalidade de afasta-los das moléculas de água que os hidratam.
A proteína é carregada negativamente, o sódio é positivo, sendo assim, há uma abertura da proteína para a passagem de sódio. É do exterior para o interior.
Canais de potássio- não apresentam cargas elétricas, de modo que não exercem atração molecular. Uma vez que o íon Na+ é menor que o K+, sua densidade de carga e campo elétrico são mais fortes. Assim, a forma hidratada do Na+ é maior em diâmetro que o K+. Como consequência, os íons potássio hidratados são menores e arrastam uma menor quantidade de água. Desta forma, eles passam por seus canais, enquanto os íons sódio hidratados são retidos devido às suas dimensões.