A pele é o maior órgão do nosso corpo, sendo constituída por tecidos epiteliais, os quais contém várias camadas e tipos de células especiais. Cada tipo de tecido é constituído por células que possuem formas e funções específicas para promover o seu funcionamento. Esse processo é denominado especialização, sendo a pele o órgão do nosso corpo que possuem uma grande quantidade de células especializadas, tais como os queratinócitos, as células de Merkel, as células de Langherans, os melanócitos, os mastócitos, entre outros. Assim, a pele consegue exercer diferentes funções, entre elas a de atuar como uma barreira impedindo a entrada de bactérias, fungos e vírus, além de proteger nosso corpo contra outros fatores ambientais adversos. Também pode-se dizer que ela separa o meio interno do nosso corpo do meio externo (ambiente). Apesar da pele ser uma barreira eficiente, algumas substâncias químicas, menores que 30 nm, conseguem penetrá-la e entrar na corrente sanguínea, podendo ocasionar leve irritação da pele até problemas graves de saúde.
HALAL, J. Miladay: Tricologia e a química cosmética capilar. São Paulo – SP: Cengage Learning, 2016 (adaptado).
Apesar de toda diversidade dos seres vivos, no nível molecular e celular, todos apresentam um padrão básico em sua organização e constituição: “todos os seres vivos são constituídos por células”. E por mais especializadas que as células do corpo humano sejam, elas são classificadas como células eucariontes, as quais possuem características estruturais e bioquímicas semelhantes entre elas e que as diferenciam das células procariontes.
KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).
Sobre a estrutura e constituição bioquímica, responda as seguintes questões:
a) Qual(is) estrutura(s) celular(es) caracteriza(m) as células humanas em células eucariontes?
b) Quais são os componentes químicos das células? E como eles podem ser classificados?
Soluções para a tarefa
E aí,
A) R: As células eucariontes possuem um sistema complexo de organelas membranosas, enquanto as procariontes não possuem esse sistema. Dentre as principais características das células eucariontes são a presença de carioteca no núcleo celular, de centríolo, de citoesqueleto e de diversas organelas membranosas, como o retículo endoplasmático rugoso, mitocôndria, complexo golgiense, etc. Todas as células humanas possuem essas características.
B) Os componentes químicos dos seres vivos podem ser divididos em compostos inorgânicos (água e sais minerais) e compostos orgânicos (carboidratos, lipídeos, aminoácidos, proteínas, enzimas, ácidos nucleicos e vitaminas). Todas as células possuem esses componentes em sua estrutura.
Espero ter ajudado.
;)