A pele é o maior órgão do corpo humano, representando 16% do peso corpóreo e pode chegar a uma área total de 2m2, revestindo a superfície corporal e contornando seus orifícios. Podemos atribuir várias funções à pele, incluindo o papel de monitoramento do ambiente externo através de diversos receptores sensoriais que informam ao sistema nervoso a presença de estímulos táteis, dolorosos, vibração, temperatura, proteção contra agentes nocivos e a desidratação, por exemplo. Todas estas características funcionais são possíveis graças a estrutura anatômica da pele, contudo, ao longo da vida, a organização estrutural da pele passa por mudanças importantes mediadas por vários aspectos, refletindo tanto na aparência quanto na funcionalidade deste órgão.
Baseado neste contexto, analise a estrutura da pele e relacione os fatores que causam as mudanças estruturais desse órgão durante o envelhecimento, levando às alterações funcionais da pele.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oi, tudo bem com você?
As alterações da pele com o envelhecimento são um grupo de doenças e desenvolvimentos comuns que ocorrem à medida que as pessoas envelhecem.
As alterações cutâneas estão entre os sinais de envelhecimento mais visíveis. A evidência do aumento da idade inclui rugas e flacidez da pele.
Você sabia que nossa pele faz bastante coisa?
→ Nossa pele contém receptores nervosos que permitem que você sinta toque, dor e pressão.
→ Ajuda a controlar o equilíbrio de fluidos e eletrólitos.
→ Ajuda a controlar a temperatura do seu corpo.
→ Protege você do meio ambiente.
As alterações da pele estão relacionadas a fatores ambientais, composição genética, nutrição e outros fatores. O maior fator isolado, porém, é a exposição ao sol. Você pode ver isso comparando as áreas do seu corpo que têm exposição regular ao sol com as áreas protegidas da luz solar.
Mudanças no tecido conjuntivo reduzem a resistência e elasticidade da pele. Isso é conhecido como elastose. É mais perceptível em áreas expostas ao sol (elastose solar).
Conforme você envelhece, o risco de lesões na pele aumenta. Sua pele fica mais fina, mais frágil e você perde parte da camada protetora de gordura.
Uma boa nutrição e líquidos adequados também são úteis. A desidratação aumenta o risco de lesões na pele. A pele úmida é mais confortável e cicatriza mais rapidamente.