A pelagem no cão labrador é geneticamente determinada por epistasia recessiva, de modo que o alelo B determina o pigmento preto, bb determina o pigmento marrom, o alelo A determina a deposição de pigmentos, e aa não determina a deposição do pigmento, originando a coloração dourada ou caramelo.
Considerando-se um casal de labradores e seus filhotes, sabe-se que a mãe é dourada e homozigota recessiva para ambos os pares de genes (a e b), que o pai é preto e há filhotes pretos, marrons e dourados.
Nesse contexto, o genótipo do pai é
a) BBAA.
b) Bbaa.
c) bbAa.
d) BbAa.
e) BBAa.
Soluções para a tarefa
O GENÓTIPO DO PAI DEVE SER HETEROZIGOTO 'Bb' E 'Aa' ALTERNATIVA CORRETA LETRA D.
A epistasia é um processo que ocorre quando um gene inibe o outro, sendo que o gene que é chamado de epistático inibe o que é denominado de hipostático.
Como temos um pai que possui a pelagem na cor preta, significa dizer que ele possui pelo menos um alelo dominante ‘B’, porém para que tenha filhotes dourados, no caso ausência de pigmentos é necessário uma combinação genética recessiva, então tanto o pai como a mãe necessitam apresentar genes recessivos, e como já é dito na questão que a mãe é homozigoto recessivo o pai então deve ser obrigatoriamente heterozigoto ‘Bb’ e ‘Aa’.
Isso ocorre, pois se há filhos com ausência de pigmentos, então são recessivos e, portanto, devem receber estes genes de ambos os pais para que essas características possam se manifestar. O pai deve apresentar genes dominantes para ambos, pois ele apresenta pelagem cor preta e deposição de pigmentos.
Espero ter ajudado!!