A pelagem no cão labrador é geneticamente determinada por epistasia recessiva, de modo que o alelo B determina o pigmento preto, bb determina o pigmento marrom, o alelo A determina a deposição de pigmentos, e aa não determina a deposição do pigmento, originando a coloração dourada ou caramelo.
Considerando-se um casal de labradores e seus filhotes, sabe-se que a mãe é dourada e homozigota recessiva para ambos os pares de genes (a e b), que o pai é preto e há filhotes pretos, marrons e dourados.
Nesse contexto, o genótipo do pai é
a) BBAA.
b) Bbaa.
c) bbAa.
d) BbAa.
e) BBAa.
Soluções para a tarefa
Alternativa D.
Se existem filhotes marrons, estes precisam da combinação genética bb. Se a mãe é recessiva (bb) e o pai só tivesse BB, o filhote não poderia nascer marrom, pois não haveria de onde tirar o outro b.
Da mesma forma, se existem filhotes dourados, estes precisam da combinação genética aa (ausência de deposição de pigmentos). Se a mãe é recessiva (aa) e o pai só tivesse AA, o filhote não poderia nascer dourado, pois não haveria de onde tirar o outro a.
Sendo assim, o pai precisa oferecer tanto a, quando b.
Além disso, o pai é preto, dessa forma, precisa de pelo menos um alelo B (determinante de pêlo preto), quanto de um A (determinante de deposição de pigmento).
O pai deve ter então BbAa.
Considerando um casal de labradores e seus filhotes, sabendo que a mãe é dourada e homozigota recessiva para ambos os pares de genes (a e b), que o pai é preto e há filhotes pretos, marrons e dourados. O genótipo do pai é BbAa (letra D).
Sobre a epistasia recessiva:
Denominamos epistasia o fenômeno onde a ação de um gene impede ou mascara a manifestação de outro, sendo esse resultado de uma interação genica.
Na epistasia recessiva a presença do alelo recessivo determinante de tal característica quando em homozigose impede a manifestação do outro, mesmo que esse seja tido como dominante, e gera uma nova característica.
Segundo o enunciado temos que:
- B → Preto;
- bb → Marrom;
- A → Deposição de pigmentos; e
- aa → Dourada ou caramelo.
Sabemos que a mãe é dourada e homozigota para ambos os pares de genes aabb e que o pai é preto. Do cruzamento são originados filhotes pretos, marrons e dourados para eu isso ocorra devemos saber que:
- bb → Para existir a possibilidade de filhotes marrons ambos os pais devem ser portadores do alelo b.
- B → Sabemos que o pai é portador do alelo B, e que essa é uma característica dominante.
- aa → Para existir a possibilidade de filhotes dourados ambos os pais devem ser portadores do alelo a.
- A → Sabemos que esse alelo representa deposição de pigmentos e devemos pontuar que caso o pai fosse aa, ele manifestaria a coloração dourada.
Logo, o pai apresentará genótipo BbAa.
Saiba mais sobre interação genica: https://brainly.com.br/tarefa/46318604
#SPJ3