História, perguntado por namjoon123456, 10 meses atrás

a pedra de roseta forneceu pistas para de cifrão dos hieróglifos egípcios quem encontrou e decifrou? quando e como?
por favor me ajudem e muivo importante​

Soluções para a tarefa

Respondido por helombc
2

Resposta:

No ano de 1799, época na qual o Egito estava sob controle francês, graças a vitória obtida pelo general e cônsul Napoleão Bonaparte em 1798, mesmo assim, os franceses disputavam o Egito com os ingleses e os turcos. Naquele ano, próximo a cidade de Roseta (atual Rashad), localizada a beira do Nilo, ficando a poucos quilômetros de Alexandria; alguns soldados sob comando do lugar-tenente Bouchard, faziam reparos numa antiga fortificação, a qual foi rebatizada com o nome de Forte de São Juliano. Durante as escavações para reparar os alicerces do forte, os soldados encontraram uma estela de granito negro (antigamente se pensava que fosse feita de basalto) tendo 1,14 m de altura, 72,3 cm de largura e 27,9 cm de espessura; pesando cerca de 760 quilos. A estela apresentava sinais de desgaste e dano, talvez tenha sido quebrada ou cortada.

Ao analisarem a estela descoberta constatou-se que havia inscrições nela. Na época não se soube distinguir claramente tais inscrições, mas depois descobriu-se que três tipos de alfabetos foram usados: hieróglifo, demótico e grego antigo. Napoleão foi avisado sobre tal singela rocha que no início pareceu ser um achado insignificante, mas alguns estudiosos mostraram interesse, pois acreditavam que poderiam traduzir os então desconhecidos alfabetos hieróglifico e demótico a partir do grego. Então Napoleão ordenou comunicar aos estudiosos sobre tal achado e até mesmo deu ordens que cópias em gesso das inscrições fossem enviadas para quem quisesse estudá-las. 

A partir da leitura do texto em grego descobriu-se que aquela estela quebrada fazia parte de um monumento erigido a honra do rei Ptolomeu V Epifânio (ca. 210 a.C - 181 a.C) o qual governou o país entre 205 a.C a 181 a.C. As inscrições datam do ano de 196 a.C, consistindo numa gloriosa homenagem ao rei por sua generosidade. Se as inscrições não exageraram, as reformas que o rei fez, realmente foram aclamadas pelo povo do Egito. 

Se quiser pode resumir

espero ter ajudado !

Perguntas interessantes