A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos traz um elemento importantíssimo para a reflexão didática, que é exatamente essa afirmação do conteúdo, do conteúdo específico de cada área do conhecimento, da forma como cada área do conhecimento se organiza e se constitui e se pensa a si mesma, como um estruturante do método didático. Mas não como único estruturante; e aí vem o desafio; é um elemento importantíssimo, é um elemento que tem de se articular com o sujeito da aprendizagem, com uma visão diferenciada desse sujeito da aprendizagem, que tem sua configuração própria se é uma criança de sete anos, se é um adolescente ou se é um adulto, com o elemento lógico geral também, com o elemento contextual onde se dá a prática pedagógica, com os fins da educação.
A respeito dessa Pedagogia podemos afirmar que:
I. Os métodos desta tendência buscam favorecer a coerência entre a teoria e a prática, ou seja, a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos.
II. A princípio o professor busca verificar o que o aluno já sabe, pois o conhecimento novo nunca se apoia numa estrutura cognitiva já existente.
III. Verifica a estrutura que o aluno ainda não dispõe para que se possa fazer aprendizagem significativa.
IV. Proporciona aos alunos o domínio de conteúdos científicos, de modo a irem formando a consciência crítica face às realidades sociais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II, III e IV.
b)
I, III e IV.
Alternativa assinalada
c)
III, apenas.
d)
I, apenas.
e)
II e III, apenas.
2)
Kenski (1996) aponta que a função docente na atualidade precisa de que as escolas lhe deem suporte na estrutura educacional para que estes possam se atualizar, não apenas nos conteúdos, mas, didaticamente e que neste apoio insiram as possibilidades didáticas tecnológicas que propicia a evolução dos alunos para sua entrada na sociedade do conhecimento, isto significa, ter professores preparados para trabalhar pedagogicamente com a linguagem audiovisual.
Diante desta afirmação, encontramos diversos aspectos impeditivos para a implementação desta proposta. Assinale F (falso) e V (verdadeiro):
( ) Os espaços de formação precisam dispor de laboratórios com equipamentos para atender a familiarização no uso das tecnologias educacionais.
( ) Todas as escolas garantem atualização permanente destes espaços tecnológicos, inclusive são bem equipados.
( ) Todo professor tem medo de ser substituído com a chegada das novas tecnologias na educação.
( ) O uso excessivo de imagens e mídias podem desfavorecer a aprendizagem do aluno, pois podem não ensinar os conteúdos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas:
a)
F, F, V, F.
b)
V, V, V, V.
c)
V, F, F, F.
d)
F, V, F, V.
e)
V, V, F, F.
Alternativa assinalada
3)
A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. Libâneo (1994) afirma que a Didática trata da teoria geral do ensino, da metodologia específica, ocupando-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais.
Com base nos vínculos da Didática com a Pedagogia e com o texto acima relacione qual dessas afirmações está correta.
Alternativas:
a)
A Didática generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação das matérias específicas, das ciências que dão embasamento somente para o ensino com ênfase na teorização e nas situações de memorização.
b)
A Didática se preocupa basicamente em cumprir com os objetivos pedagógicos valorizando os conceitos e a transmissão dos conteúdos, pois considerar o ambiente social da escola invalida a ação didática do ensino.
c)
A Didática estuda a educação, a instrução e o ensino e não considera outras ciências para esclarecer o fenômeno educativo, pois entende que os conhecimentos teóricos e práticos destas, complicam a compreensão do papel da escola.
d)
A Didática generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação das matérias específicas, das ciências que dão embasamento ao ensino e à aprendizagem e das situações concretas da prática docente.
e)
A Didática sendo uma ciência dá para a Pedagogia base para os estudos sobre o trabalho pedagógico e assim deixa de ter ligação com os demais campos do conhecimento pedagógico, pois consegue por si só responder as questões educacionais.
GABARITO: B, C, D, C.
Soluções para a tarefa
corretíssimo obrigada
Vamos as respostas:
1 - b) I, III e IV.
R: Bom, para as três escolas pedagógicas a educação ela possui uma característica essencial que é a de ser supra-social. E isso significa que ela não pode estar relacionada com nenhuma classe social, pois a educação deve ser para todos.
2 - c) V, F, F, F.
R: As três ultimas alternativas estão incorretas pelo fato de quem nem todas as escolas podem garantir atualização dos equipamentos tecnológicos assim como o professor não teme ser substituído já que a sua presença é de suma importância, como acontece com os cursos EaD e o uso de mídias nasceu para ajudar os alunos a visualizarem melhor aquilo que está sendo explicado.
3 - d) A Didática generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação das matérias específicas, das ciências que dão embasamento ao ensino e à aprendizagem e das situações concretas da prática docente.
R: Por fim a Didática é muito importante para um professor e também para o aluno, pois é por meio dela que ele pode se organizar na forma em como vai estudar o conteúdo.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!