A peça O túnel foi uma encomenda do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa para que, juntamente com outras peças, fizesse parte de um espetáculo no teatro oficina. A ideia de Zé Celso era que cada autor apresentasse a sua visão do Brasil daquele momento. a) De acordo com a leitura da peça, qual seria a visão de Dias Gomes sobre o Brasil de 1968? b) Se você fosse convidado a refletir sobre o Brasil atual para escrever uma peça como o descreveria? 2) O título da peça dá poucas pistas sobre seu conteúdo, mas permite formular hipóteses sobre o tema. a) Você formulou alguma hipótese? O que pensou ao ler o título? Qual era a sua expectativa em relação ao conteúdo da peça? b) A hipótese que você formulou ao ler o título se confirmou depois da leitura do texto? Explique por quê.
Soluções para a tarefa
1. a) Dias Gomes retrata o Brasil quando um túnel que liga a Zona Norte e a Zona Sul engarrafa. O efeito do trânsito escancara as relações e o modo de se relacionar com o mundo a partir de perspectivas de classes sociais distintas.
b) As peças brasileiras mostram a visão de cada autor sobre o sincretismo, a política e as relações interpessoais. Para criar inspiração para essa pergunta, autores como Zé Celso, Gomes Corrêa e Nelson Rodrigues podem auxiliar.
2. a) O túnel é o catalisador dos efeitos das relações humanas na cidade. Em comparação, pode-se dizer que o túnel forma uma redoma onde todos os comportamentos e arquétipos são evidenciados. Devemos analisar o contexto e o ambiente para determinar os outros fatores, pois o ambiente modifica o personagem e suas experiências
"O Túnel" de Dias Gomes
Foi escrita em 1968 a desejo de Zé Celso, criador de um dos maiores teatros nacionais, "Teatro Oficina" localizado em São Paulo.
Zé Celso costuma em suas peças utilizar da comédia, ou da tragicomédia, quase que um sincretismo brasileiro. O enredo muitas vezes trás uma discussão sobre política, seja nas relações, ou do povo para o Estado.
Conheça mais sobre o teatro brasileiro:
https://brainly.com.br/tarefa/17321235
#SPJ1