A peça “A fonte” foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova
Iorque em 1917. Transformação de um urinol em obra de arte representou entre outas coisas:
a) A instalação de um banheiro público em meio à galeria.
b) Percebe-se que Duchamp nunca se preocupou em desenvolver algo belo, mais sim pela
busca de uma reação do público.
c) A inutilidade do artista diante dos acontecimentos atuais.
d) A incapacidade da arte de se reinventar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A instalação de um banheiro público em meio à galeria.
Explicação:
Em A fonte, usa-se o método de criação de maior importância para a vanguarda do Dadaísmo, o uso do ready-made, desenvolvido pelo francês Marcel Duchamp. Nele, transpõe-se um objeto da vida cotidiana para o campo das artes. O objeto escolhido, quase sempre, é um artigo industrial sem qualquer atrativo estético específico. No entanto, em vez de embelezá-lo ou ornamentá-lo, o artista considera-o plenamente acabado e exibe-o como uma legítima obra de arte. Isso abalou todos os pressupostos da arte tradicional. Nessa obra de Duchamp, um objeto de foro privado é deslocado de seu contexto original e trazido ao espaço público das galerias de arte. A proposta de vulgarização da arte e a adesão ao espírito contestador das vanguardas são as principais características do movimento dadá, ao qual pertencia Marcel Duchamp. Embora o insulto à sensibilidade burguesa seja uma das metas do Dadaísmo, Duchamp não tinha por objetivo a expulsão do público. As obras dadaístas não destruíram o conceito de arte, apenas o modificaram, pois levantaram questionamentos que levaram à reformulação das estratégias do fazer artístico.