Português, perguntado por giihbatistuti8031, 3 meses atrás

A patrística surge no séc. Ii d. C. E estende-se por todo o período medieval, conhecido como alta idade média. É considerada a filosofia dos padres da igreja. Entre seus objetivos encontramos a conversão dos pagãos, o combate às heresias e a consolidação da doutrina cristã. Sobre a patrística, assinale o que for correto

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
0

A patrística surge no intuito de desenvolver uma filosofia do catolicismo pela Europa, sendo responsável pela unidade teologal entre fé e razão. Assim sendo, assinalaremos como corretas as assertivas I, III e IV.

A patrística uniu fé e razão, como a apologética

A patrística cria um campo fértil à chamada escolástica, sua escola sucessora de pensamento católico, antes que estudemos as razões escolásticas, podemos citar até mesmo seu fundador, Santo Agostinho, que utilizava dos pensamentos da patrística, como os pensamentos de filosofia clássica grega, adaptadas à apologética católica.

A escolástica é um complemento às "falhas filosóficas" da patrística. Estas linhas de raciocínio vem a ser teologia, o estudo de Deus, em forma simples de explicar. É importante na organização de pensamentos religiosos e registros em relação ao sagrado.

Complemento da questão — assertivas:

  • I. A patrística deixa de ser predominante como doutrina do cristianismo quando, a partir do séc. IX, surge uma nova corrente filosófica denominada escolástica, que atinge o apogeu no séc XIII.
  • II. Fundador da patrística, o apóstolo São Paulo escreveu o livro Confissões, razão pela qual é considerado o primeiro filósofo cristão.
  • III. Vários pensadores da patrística, entre eles Santo Agostinho, tomam ideias da filosofia clássica grega, particularmente de Platão, que são adaptadas às necessidades das verdades expressas pela teologia cristã.
  • IV. A aliança que a patrística estabelece entre fé e razão caracteriza-se por um predomínio da fé sobre a razão; em Santo Agostinho, a razão é auxiliar da fé e a ela subordinada.
  • V. A leitura dos filósofos árabes, entre eles Averróis, ajudou Santo Agostinho a compreender os princípios da filosofia de Aristóteles, sem a qual Santo Agostinho não poderia construir seu próprio sistema filosófico.

Para lermos mais sobre patrística e escolástica: https://brainly.com.br/tarefa/111627

#SPJ4

Perguntas interessantes