A pátria de trompetes
Nova Orleans, no estado americano da Louisiana, era
no século XIX o que Paris só viria a ser mais de 100 anos
depois: uma festa. [...]
Dos antigos colonizadores, Nova Orleans herdara a
tolerância católica a manifestações dos escravos – bem
diferente do resto do país, protestante. Aos domingos, os
escravos podiam exibir suas danças e cantos em Congo
Square. Desde o século XVIII, ainda sob o domínio dos
franceses, o carnaval, chamado de Mardi Gras, era
tradicionalíssimo. Um jornal de 1838 revelava a nova mania
de trompetes e cornetas que tomava conta da cidade.
Nova Orleans tinha tanta fama de licenciosidade que um
bairro foi criado em 1897, Storyville, para abrigar a zona de
meretrício. [...]
A musicalidade da cidade não se restringia aos trompetes
e atingia as camadas mais miseráveis da população.
Os escravos se esqueciam da expectativa de 36 anos
entoando as chamadas canções de trabalho, as canções
religiosas de fé ou de lamentação e um tipo de interação
aprendido nas igrejas, o “chamado e resposta”, em que o
pastor conclamava, e os fiéis respondiam. De uma fusão
dos elementos musicais africanos com o som de bandas
militares e a tradição erudita europeia, ensinada a colonos
e créoles (os filhos livres dos antigos colonos europeus com
suas amantes negras), nasciam os embriões de um gênero
musical que tornaria a vida dos negros de lá mais feliz.
De acordo com o texto, o que tornou possível o surgimento
do jazz na cidade de Nova Orleans foi o
A. comportamento tolerante dos ex-colonizadores, que
permitiam aos escravos expressar sua cultura e credo.
B. pioneirismo cultural dos habitantes, que influenciavam
os hábitos até mesmo dos colonizadores vindos de
Paris.
C. medo de uma morte prematura por parte dos escravos,
que almejavam ser lembrados por meio da arte.
D. número elevado de zonas boêmias, que funcionavam
como antro da prostituição, mas também da criação
artística.
E. Mardi Gras, que oferecia grandes oportunidades aos
artistas locais de mostrar seus trabalhos.
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Resposta:
A. Comportamento tolerante dos ex-colonizadores, que permitiam aos escravos expressar sua cultura e credo.
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