Saúde, perguntado por corensp7, 10 meses atrás

“A patologia associada ao HPV é por definição uma doença infecciosa. Entretanto, ao longo das últimas décadas, ela adquiriu importância no campo da oncologia, uma vez que alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV) têm sido detectados em lesões intra-epiteliais escamosas e carcinoma cervical” (NAUD et al., 1994, p.20).

As lesões decorrentes da infecção por HPV podem apresentar as seguintes diferenciações, apresentadas na tabela a seguir. Associe a Coluna A, que apresenta essas diferenciações, com a Coluna B, que apresenta suas características:

COLUNA A

COLUNA B

1. Coilocitose.

I. Ocorre em células escamosas superficiais e intermediárias que exibem cavitação perinuclear bem demarcada com condensação periférica do citoplasma, acompanhada de aumento do tamanho e hipercromasia nuclear, às vezes bi e multinucleação, além de cromatina de aspecto “borrado” ou granular.

2. Disqueratose.

II. Correspondem a células grandes, com citoplasma eosinofílico, cianofílico ou policromático, contendo às vezes neutrófilos ou outras células escamosas.

3. Macrófagos

III. Células escamosas com queratinização anormal e aumento nuclear, hipercromasia, cromatina condensada e irregularidades da borda nuclear que podem ocorrer na superfície do epitélio infectado por HPV.

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

Escolha uma:
a.
1 - I; 2 - III; 3 - II.

b.
1 - II; 2 - I; 3 - III.

c.
1 - III; 2 - I; 3 - II.

d.
1 - I; 2 - II; 3 - III.

e.
1 - III; 2 - II; 3 - I.

Soluções para a tarefa

Respondido por cleytoncamargo
22

Resposta:

a.

1 - I; 2 - III; 3 - II.

Explicação:

corrigido pelo ava


thiagodafe: certo
Respondido por polianafferreira
5

a.  1 - I; 2 - III; 3 - II.

Associando:

1 - I Coilocitose: acontece em células escamosas superficiais e intermediárias que exibem cavitação perinuclear bem demarcada com condensação periférica do citoplasma, acompanhada de aumento do tamanho e hipercromasia nuclear, às vezes bi e multinucleação, além de cromatina de aspecto “borrado” ou granular.

2 - III Disqueratose: trata-se de células escamosas com queratinização anormal e aumento nuclear, hipercromasia, cromatina condensada e irregularidades da borda nuclear que podem ocorrer na superfície do epitélio infectado por HPV.

3 - II Macrófagos: Correspondem a células grandes, com citoplasma eosinofílico, cianofílico ou policromático, contendo às vezes neutrófilos ou outras células escamosas.

Bons estudos!

Perguntas interessantes