A passagem do Império para a República foi um novo elemento que muitos não perceberam. O processo de proclamação não teve a participação de populares e as incertezas sobre como manter os meios de manutenção da república foram constantes. Os vários grupos que disputavam o poder tinham interesses diversos e divergiam quanto à concepção e organização da forma de governar a República
A imagem abaixo mostra a idealização heroica da Proclamação da República no Brasil, ocorrida em 15 de novembro de 1889, todavia percebemos no texto a existência de controvérsias no país decorrentes do novo regime que se iniciava. Sobre o início da República no Brasil, assinale a alternativa correta.
a) As expectativas sobre o novo regime divergiam entre os interesses na instauração de uma maior ou menor centralização política, além do modelo econômico que prestigiasse mais o latifúndio, a indústria ou a classe média urbana.
b) Representantes da população mais pobre se posicionaram contrários ao movimento republicano e, por isso, não participaram da proclamação do novo regime.
c) A monarquia sempre privilegiou uma maior autonomia das províncias e isso desagradava aos republicanos, especialmente os militares.
d) Os republicanos divergiam entre si na escolha da religião oficial para o Estado brasileiro.
e) Os estados que pretendiam ser independentes do Brasil aproveitaram o movimento republicano para fortalecer o movimento rebelde.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás