A passagem do estado de natureza ao estado civil ou à sociedade civil se dá por meio de um pacto social ou contrato social, pelo qual os indivíduos concordam em renunciar à liberdade natural e à posse natural de bens e armas e em transferir a um terceiro - o soberano - o poder. CHAUI, M. Iniciação à filosofia: ensino médio. São Paulo: Ática 2010. p. 346. v. único.
Sobre o contratualismo clássico, assinale o que for correto.
(01) O conceito de estado de natureza ou de condição natural tem a função de explicar a situação pré-social, na qual os indivíduos existem de forma livre e independente.
(02) O contrato social funda a soberania e institul a autoridade política na qual o indivíduo se encontra amparado pelo Estado.
(04) Segundo Thomas Hobbes, o estado de natureza é representado pela guerra de todos contra todos e pela vida dominada pelo medo permanente.
(08) A passagem do estado de natureza à sociedade civil só é possível pela mediação divina, por meio da qual o homem tem sua natureza redimida
(16) Segundo Jean-Jacques Rousseau, o estado de natureza é representado pela condição do "bom selvagem", isto é, pela harmonia entre os homens e a natureza.
A soma correta das alternativas é
a) 03.
b) 12.
c) 28.
d) 10.
e) 23.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Alternativa "e"
Explicação: Soma: 01 + 02 + 04 + 16= 23
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás