A partir dos estudos sobre cadeias carbônicas, indique a diferença entre as moléculas de sabões e detergentes, cite quais são as matérias-primas para a fabricação de cada um dos produtos, identificando o efeito do sabão e do detergente contra o coronavírus. Faça um pequeno texto explicando sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta: Os detergentes mais comuns são sais derivados do ácido sulfúrico (H2SO4), a matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável. Já os sabões são feitos de óleos ou gorduras que reagem com uma base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH). O sabão possui uma função emulsificante, que ajuda a unir água e gorduras, e também permite a remoção mecânica tanto da sujeira quanto de micro-organismos. Isso quer dizer que ele é capaz de unir moléculas que normalmente não ficariam unidas, agindo como ponte para que elas sejam carregadas pela água. Em tempos de pandemia, o objetivo é tirar o máximo desses micróbios (vírus, bactérias, fungos e protozoários, por exemplo) de circulação.
O sabão não espuma tanto quanto o detergente, mas também não prejudica o meio ambiente. Já o detergente tem uma reação contrária, pois os resíduos do mesmo se acumulam nos rios formando uma camada de espuma grossa.
A matéria prima do sabão é o óleo e a gordura, a do detergente é somente o petróleo.
O sabonete tem um melhor efeito contra o COVID-19, pois surgiu a partir do sabão, mas é mais leve, suave, pouco cáustico, destinado ao uso de higiene pessoal.