Química, perguntado por mariana78958, 11 meses atrás

: A partir dos estudos sobre cadeias carbônicas, indique a diferença entre as moléculas de sabões e detergentes, cite quais são as matérias-primas para a fabricação de cada um dos produtos, identificando o efeito do sabão e do detergente contra o coronavírus

Soluções para a tarefa

Respondido por iuryryu17p0g4c2
173

Resposta: Os detergentes mais comuns são sais derivados do ácido sulfúrico (H2SO4), a matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável. Já os sabões são feitos de óleos ou gorduras que reagem com uma base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH). O sabão possui uma função emulsificante, que ajuda a unir água e gorduras, e também permite a remoção mecânica tanto da sujeira quanto de micro-organismos. Isso quer dizer que ele é capaz de unir moléculas que normalmente não ficariam unidas, agindo como ponte para que elas sejam carregadas pela água. Em tempos de pandemia, o objetivo é tirar o máximo desses micróbios (vírus, bactérias, fungos e protozoários, por exemplo) de circulação.

Respondido por rayanemonara14
30

Resposta:

O sabão é uma mistura de gordura, água e álcalis (soda cáustica) ou sal básico. O sabão e os detergentes possuem sais de ácidos graxos, que são longas moléculas formadas por parte Apolar (que é hidrofóbica - hidro=água; fobos=aversão) e uma extremidade Polar (que é hidrófila - hidro=água; filos=amigo)

O segredo está nas características de cada extremidade das moléculas de sabão, que têm cabeça e causa. A cabeça é hidrófila, enquanto a cauda é hidrófila e lipofila (a cabeça é atraída pela água, de um lado, e por óleo e gordura, do outro lado).

Quando você está lavando as mãos e as moléculas de sabão se encontram com a gordura, suas caudas são atraídas por ela enquanto a cabeça permanece na água. As forças de atração entre as cabeças são tão fortes que levantam a gordura cada vez menos, que são então afastadas com a água (micela)

O sabão não apenas solta o vírus da pele, mas também faz com que o envelope viral se dissolva, de modo que as proteínas e o RNA deslizem e o vírus morra metaforicamente (ele é, na verdade, desativado, pois o vírus não está exatamente vivo). Aí então a água leva os restos doque até 20 seg. atrás era uma séria ameaça a nossa saúde.

Perguntas interessantes