a partir dos anos 90, as ondas de privatização, intensificaram-se no brasil. entende-se por privatização a venda de empresas estatais para a iniciativa privada. essas vendas, via de regra, acontecem por meio de leilões públicos. são exemplos, de empresas que o brasil privatizou no período mencionado: a companhia siderúrgica nacional; a aço minas gerais; e a companhia vale do rio doce. monteiro, daniela carla; dias, diego figueiredo. economia do setor público. maringá: unicesumar, 2019. em posse do enunciado acima, e das ideias que ele transmite, pode-se dizer que a gestão do governo que presidia o país na época visava um estado:
Soluções para a tarefa
Restante da questão.
Alternativa 1: Independente.
Alternativa 2: Provedor.
Alternativa 3: Regulador.
Alternativa 4: Autoritário.
Alternativa 5: Dependente.
Alternativa 3 (correta).
O Estado que presidia o país a partir dos anos 90, é compreendido como Estado Regulador.
O Estado Regulador é aquele que permite a iniciativa privada, ao mesmo tempo em que possui empresas estatais, como forma de controle de produção, o que passou a ser mais evidente durante o inicio dos anos 90, com as privatizações.
Resposta:
Alternativa 3: Regulador.
Explicação:
Pag 65 do livro:
MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019.
"A proposta de um Estado Regulador começou a ganhar força diante da onda de privatizações e de outros aspectos, entre eles: (a) cenário político (b) contexto econômico."