A partir dos anos 1990 foram realizadas várias reformascurriculares no âmbito das instituições educativas, dentre elas,as propostas de reorganização dos anos de escolaridade emciclos, que trouxeram mudanças significativas para aestruturação curricular e a avaliação, com a implantação daprogressão continuada. Tais experiências fizeram constatarque a implementação de novas propostas nas escolas necessita que as(os)(A) particularidades da implementação em cada escola sejam programadas pelos níveis centrais.(B) equipes diretoras aceitem a proposta e a desenvolvamcom o apoio do coordenador pedagógico.(C) ações pedagógicas e administrativas sejam modificadasde forma coletiva e participativa.(D) projetos oficiais prescrevam com clareza as ações a serem executadas.(E) programas de formação continuada aconteçam depois doprocesso de implementação.
#ENADE
Soluções para a tarefa
As reformas educacionais que se materializaram na década de 1990, são caracterizadas pelas várias articulações entre as instituições e as propostas de educação. Os alunos começaram a ser tratados de maneira a responder a uma técnica aplicada a partir da formação em ciclos, alterando mesmo o modelo de avaliação, a formação do currículo e o modelo de progressão esperado no desempenho e no acúmulo de conhecimento.
Vê-se, portanto, que, para serem aplicadas, tais medidas necessitam de uma cooperação firme e sustentável entre os setores pedagógicos e administrativos, garantindo uma base para o funcionamento do trabalho dos profissionais de ambos os setores.
Podemos perceber, portanto, que está correto o que se afirma na questão:
(C) ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa.