A partir dos anos 1980, liderados pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, houve um movimento intenso de liberalização das economias, ou seja, a redução de protecionismo estatal para a economia local. Essa liberalização seria responsável pelo intenso comportamento de internacionalização das empresas.
Avalie as afirmativas abaixo com (V) para Verdadeira e (F) para Falsa.
( ) A redução de tarifas de importação e de investimentos são as únicas explicações que justificam o comportamento de internacionalização do fim do século XX.
( ) Há teorias de internacionalização que questionam o viés puramente mercadológico e econômico do comportamento organizacional.
( ) É consenso nas teorias que as firmas atuam de forma racional, escolhendo a alternativa mais eficiente no uso de recursos com o objetivo de maximizar seus lucros.
( ) Existem fatores psicológicos e sociais que influenciam o comportamento organizacional ao executar um processo de internacionalização
Com base nas afirmações acima, selecione a alternativa que corresponde à sequência correta:
Soluções para a tarefa
A sequência correta em verdadeiro e falso das afirmativas sobre a liberalização das economias é: V - V - F - V
(VERDADEIRO) A internacionalização da economia, gerou o alto fluxo das importações e exportações e com isso, foram criadas tarifas para esses processos, que demonstram uma atitude de regulamentação da economia.
(VERDADEIRO) Um exemplo das teorias citadas na alternativa é o Paradigma Eclético, que mostra que também há um comportamento político na internacionalização.
(FALSO) O consenso falado pela questão, é inexistente entre as firmas. Há firmas que preferem ter produção nacional, e outras que buscam a internacionalização ´para ter mais lucro.
(VERDADEIRO) É correto dizer que sim, há uma interferência psicológica e social, que influenciam o comportamento humano.
Resposta:
B- F, V, F, V
Explicação:
Há teorias comportamentais que questionam a escolha racional das firmas. Isso significa que não são apenas tarifas as explicações para o comportamento de internacionalização das empresas, mas também fatores sociais e psicológicos.