Português, perguntado por Djessica8258, 9 meses atrás

A partir do trecho de "Vidas Secas" (texto I) e das informações do texto II, relativas às concepções artísticas do romance social de 1930, avalie as seguintes afirmativas. I. O pobre, antes tratado de forma exótica e folclórica pelo regionalismo pitoresco, transforma-se em protagonista privilegiado do romance social de 30. II. A incorporação do pobre e de outros marginalizados indica a tendência da ficção brasileira da década de 30 de tentar superara grande distância entre o intelectual e as camadas populares. III. Graciliano Ramos e os demais autores da década de 30 conseguiram, com suas obras, modificar a posição social do sertanejo na realidade nacional.É correto apenas o que se afirma em

Soluções para a tarefa

Respondido por jhenefferfreitas
23

Resposta:

d) I e II

se quiser alguma explicação tem no site enembulando

Respondido por larissamagrani
8

Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, representa o período literário brasileiro chamado "Regionalismo" (I e II).

A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.

Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.

Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil e ressaltando as manifestações típicas brasileiras.

Link: brainly.com.br/tarefa/23116653

Anexos:
Perguntas interessantes