História, perguntado por MATHEUS024, 10 meses atrás

A partir do texto sobre A unificação da Itália e unificação da Alemanha, formule 6 questões com respostas​

Soluções para a tarefa

Respondido por willysergiorodriguez
25

Resposta:

Questão1

A unificação da Alemanha (1871) decorreu:

a) do grande desenvolvimento econômico e social dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia austríaca na Europa Continental.

b) do grande desenvolvimento econômico e social dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia francesa na Europa Continental.

c) das disputas sociais entre burguesia e militares nos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia russa na Europa continental.

d) do grande desenvolvimento militar dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia da III República Francesa na Europa Continental.

e) do grande desenvolvimento econômico e social dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia da Itália na Europa Continental.

Resposta: Letra B.

Questão 2

Após a queda de Napoleão Bonaparte, em 1815, houve um processo de reorganização das monarquias europeias que resultou:

a) Na Unificação Italiana.

b) Na formação da Confederação Alemã.

c) Na criação do II Império Francês, comandado por Napoleão III.

d) No enfraquecimento do Império Russo.

Resposta: Letra B.

Questão 3

A unificação alemã em um Estado Nacional ocorreu apenas no século XIX. Uma unificação tardia, se comparada com países como Inglaterra e França. Entretanto, tal fato não impediu que no fim daquele século a Alemanha se mostrasse como uma das principais forças econômicas e militares da Europa. Sobre o processo de unificação alemã responda às seguintes questões:

a) Qual dos estados alemães sobressaiu na condução do processo de unificação?

b) Quais os motivos que levaram os estados alemães a se unificarem?

Resposta: Letra A: O Estado que sobressaiu no processo da unificação alemã foi a Prússia.

Letra B: Os principais motivos foram o desenvolvimento econômico das classes dominantes alemãs, principalmente os junkers, grandes proprietários de terras. Além disso, em vários estados estava ocorrendo um processo intenso de industrialização, proporcionando um aumento de riqueza das classes dominantes e dos Estados, com a cobrança de impostos. Somado a estes fatos houve um crescimento de ações militares contra os países vizinhos, como no caso da Guerra Franco-Prussiana. O resultado foi a conquista de territórios e o fortalecimento da Prússia, que pode levar à frente o processo de unificação, eliminando inclusive as oposições internas aos estados alemães, como foi o caso dos conflitos com a Áustria.

Questão 4

Entre 1870 a 1871, ocorreu um fato que influenciou os processos históricos posteriores, resultando na eclosão da I e II Guerra Mundial. Que fato foi esse?

a) A ascensão da burguesia na Inglaterra, facilitada pela adoção de tarifas protecionistas no comércio com outros países.

b) A vitória da Prússia na Guerra Franco-Prussiana e a consequente unificação alemã.

c) A Guerra de Secessão norte-americana e o fim da escravidão nos EUA.

d) A queda da monarquia na França, decorrente de mais uma revolução burguesa.

e) A unificação italiana.

Resposta: Letra B.

Questão 5

(Fuvest) "Fizemos a Itália, agora temos que fazer os italianos". "Ao invés da Prússia se fundir na Alemanha, a Alemanha se fundiu na Prússia".

Estas frases, sobre as unificações italiana e alemã:

a) aludem às diferenças que as marcaram, pois, enquanto a alemã foi feita em benefício da Prússia, a italiana, como demonstra a escolha de Roma para capital, contemplou todas as regiões.

b) apontam para as suas semelhanças, isto é, para o caráter autoritário e incompleto de ambas, decorrentes do passado fascista, no caso italiano, e nazista, no alemão.

c) chamam a atenção para o caráter unilateral e autoritário das duas unificações, imposta pelo Piemonte, na Itália, e pela Prússia, na Alemanha.

d) escondem suas naturezas contrastantes, pois a alemã foi autoritária e aristocrática e a italiana foi democrática e popular.

e) tratam da unificação da Itália e da Alemanha, mas nada sugerem quanto ao caráter impositivo de processo liderado por Cavour, na Itália, e por Bismarck, na Alemanha.

Resposta: Letra C .

Questão 6

A Itália, antes de ser unificada, era constituída de uma série de pequenos reinos fragmentados. O reino que, sob a liderança do conde Camilo de Cavour, encabeçou o processo de unificação, na segunda metade do século XIX, foi:

a) Reino de Piemonte-Sardenha

b) Reino de Lancaster

c) Reino de Córsega

d) Reino de Lombardia

e) Reino de Mônaco.

Resposta: Letra A .


MATHEUS024: muito obrigado
Perguntas interessantes