A partir do texto e observando o mapa, considere as afirmações I, II, III e IV.
I. O problema apresentado no texto é comum em cidades industrializadas como Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas também pode ser verificável em outras cidades brasileiras, como Fortaleza e Santos, com menores índices de industrialização.
II. O traçado e a abrangência das linhas de metrô em São Paulo não confirmam as desigualdades apontadas no texto.
III. Os casos de homicídios dolosos afetam muito mais a população das áreas mais ricas, mais vulnerável aos assaltos, principal causa desse tipo de violência.
IV. As desigualdades da relação centro-periferia podem ser observadas tanto na distribuição espacial dos equipamentos urbanos quanto nas representações de fenômenos sociais, como no caso da violência.
Assinale a alternativa que contenha apenas afirmativas corretas.
A) I e IV
B) I e III
C) II e III
D) I e II
E) II e IV
(Texto e mapa abaixo)
Soluções para a tarefa
Resposta: a resposta certa e a (D) I e IV
Explicação: confia na mãe
Sobre o texto e o mapa apresentados estão corretas:
“I. O problema apresentado no texto é comum em cidades industrializadas como Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas também pode ser verificável em outras cidades brasileiras, como Fortaleza e Santos, com menores índices de industrialização. ”
“IV. As desigualdades da relação centro-periferia podem ser observadas tanto na distribuição espacial dos equipamentos urbanos quanto nas representações de fenômenos sociais, como no caso da violência. ”
E estão incorretas:
“II. O traçado e a abrangência das linhas de metrô em São Paulo não confirmam as desigualdades apontadas no texto. ”
A alternativa II está incorreta porque as linhas de metrô, como são mostradas no mapa e como é apontado no texto, está presente nas áreas mais privilegiadas da cidade, enquanto a periferia possui acesso desigual dos serviços públicos essenciais e aos equipamentos públicos, como mencionado no texto.
“III. Os casos de homicídios dolosos afetam muito mais a população das áreas mais ricas, mais vulnerável aos assaltos, principal causa desse tipo de violência. “
A alternativa III está incorreta porque o mapa de homicídios mostra o contrário. As áreas periféricas são aquelas que apresentam maior índice de violência, apresentando maior número de homicídios dolosos.
Os espaços desiguais em uma cidade
Nos centros urbanos de todo o país é possível observar a presença de áreas de grande desigualdade. A população de uma mesma cidade não possui acesso aos mesmos bens e serviços públicos.
Nota-se que os bairros mais distantes e afastados das áreas centrais das cidades têm acesso aos piores serviços de transporte público, saúde educação e lazer.
Geralmente, os moradores das regiões periféricas acessam as áreas que são consideradas mais privilegiadas da cidade para ir ao trabalho. O acesso desigual aos espaços e serviços de uma cidade é conhecido como segregação socioespacial.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre os espaços diferenciados nas cidades em: https://brainly.com.br/tarefa/14352692
#SPJ2