A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto do continente, marque a alternativa correta (A) O uso de mão de obra escrava nunca antes havia sido utilizada pela economia lusitana, o que não impediu o sucesso do empreendimento no Brasil. (B) A Inglaterra dominou o comércio de escravos com o Brasil a partir do século XVII, prejudicando os lucros da burguesia lusa. (C) Diferentemente do Brasil, não houve na colonização africana a imposição cristã, sendo dada tolerância religiosa. (D) A dominação do continente não foi passiva: a participação de reis e chefes tribais era justificada pela lucratividade do negócio. (E) O principal interesse mercantilista de Portugal no continente africano eram terras cultiváveis para suprir as terras portuguesas, devastadas pelas geadas.
Soluções para a tarefa
A alternativa que trata corretamente da dominação do território do continente africano é a D.
O tráfico escravagista foi apoiado por alguns chefes tribais, que utilizavam-se dos escravos de guerra de tribos inimigas.
Porém, isso não justifica a importação e venda da mão de obra para construção das terras brasileiras, que mesmo assim teve implicâncias terríveis para os descendentes dessa população escravizada.
Resposta:
Alternativa correta - letra (D) A dominação do continente não foi passiva: a participação de reis e chefes tribais era justificada pela lucratividade do negócio.
Explicação:
Era também por meio do tráfico de gente que os soberanos locais se abasteciam de armas de fogo, de pólvora e de projéteis, e mesmo dos bens luxuosos que serviam para ostentar seu poder e assegurava fidelidade das pessoas ao seu redor.