História, perguntado por vinijesus9429, 1 ano atrás

A partir do texto, é correto afirmar que a dominação euro- peia da África, entre os séculos XV e XVIII, (A) derivou prioritariamente dos valores do islamismo, aprisionando os corpos dos africanos para, com o sacrifício, salvar suas almas. (B) foi um esforço humanitário, que visava libertar povos oprimidos por práticas culturais e hábitos pré-históricos e selvagens. (C) baseou-se em avanços científicos e em pressupostos liberais, voltados à eliminação de preconceitos raciais e sociais. (D) sustentou-se no comércio e na construção de um imaginário acerca do continente africano, que legitimava a ideia de superioridade europeia. (E) fundamentou-se nas orientações dos relatos de viajantes, que mostravam fascínio e respeito pelas culturas nativas africanas.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
9
Olá,

Alternativa correta: D) sustentou-se no comércio e na construção de um imaginário acerca do continente africano, que legitimava a ideia de superioridade europeia.

Durante o período abordado já explicitado pelo texto, a África começou a fazer parte do comércio europeu. Assim sendo, vários tipos de produtos foram comercializados, entre eles, podemos citar o ouro, o marfim e outros.

Mas, infelizmente, não foram apenas os recursos naturais que foram explorados. Além disso, a atividade que deu os maiores índices de lucratividade para os Europeus foi o comércio de escravos.

E para tornar isso possível, eles estereotiparam os africanos como seres inferiores, pois assim, era "justificável' a escravização dos povos deste continente.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes