A partir do século XVIII, o sistema colonial implantado pelos europeus na América
começa a ser questionado, onde os colonos iniciaram uma série de movimentos que vão
levar a independência dos países americanos, entre eles o Brasil. No Brasil ocorreram dois movimentos que tinham por objetivo a independência: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana. Sobre essa revoltas analise as afirmativas abaixo:
1) A inconfidência Mineira foi um movimento elitista, liderado pelos ricos mineradores
mineiros, que defendem interesses próprios.
II) A conjuração Baiana, foi um movimento popular, liderado por pessoas pobres e do povo
como soldados, alfaiates e pequenos comerciantes.
III) Essas rebeliões coloniais tiveram grande sucesso, onde seus objetivos foram
alcançados , ocasionando a independência do Brasil.
Estão certas:
a) I, II e III b) l e ll c) I e III
c) I e III d) II e III
Soluções para a tarefa
O barão de Montesquieu foi ardoroso crítico do absolutismo do chamado Antigo Regime, forma de governo baseada na concentração de poderes na figura do príncipe. Segundo ele, para se evitar o desenvolvimento de líderes tirânicos, era preciso que as atribuições do Estado fossem divididas em poderes autônomos – o Executivo, encarregado da administração, o Legislativo, responsável pela elaboração e aprovação das leis, e o Judiciário, incumbido da interpretação das mesmas leis. Dito isso, a alternativa A é a resposta.
– A alternativa B está incorreta. Critérios metafísicos poderiam ser associados à teoria do direito divino do rei.
– A alternativa C está incorreta, pois Montesquieu condena o despotismo dos líderes políticos de seu tempo, ao considerá-lo ameaça à segurança de seus súditos. A paz é resultado da liberdade e do respeito à vontade geral.
– A alternativa D está incorreta. A filosofia política de Montesquieu condenava a continuidade de resquícios feudais na fundamentação do poder, na medida em que prescrevia a necessidade de tripartí-lo para que ele fosse restringido.
– A alternativa E está incorreta, pois o cenário político criticado por Montesquieu era marcado pela exclusão dos indivíduos das decisões tomadas pelo Estado. Para os liberais, o poder emana do povo, que é o único que pode escolher representantes dos seus interesses.
Gabarito: A