A partir do século XVIII, com as reformas postas em prática pelo Marquês de Pombal, novas propostas urbanísticas foram desenvolvidas na América portuguesa. As chamadas “reformas pombalinas” tinham como um dos seus objetivos reforçar a autoridade dos portugueses sobre a sua maior colônia. Dessa forma, ao se constatar que os centros urbanos eram vitais em um empreendimento desse tipo, Pombal buscou realizar o que de mais moderno havia em termos urbanos e arquitetônicos, trazendo racionalidade para essa área no Brasil. Portanto, é evidente que resultados importantes decorreram desse movimento.
Refletindo a respeito desse processo de alteração urbanística, qual principal resultado prático das medidas adotadas nas cidades brasileiras naquele período pode ser apontado?
A.
Houve uma expansão da rede urbana para o interior do país, com a formação de novas grandes cidades no sertão brasileiro.
B.
A população concentrada nas grandes cidades experimentou um significativo aumento, causando graves problemas sanitários.
C.
Aconteceu a transposição perfeita dos modelos de cidades portuguesas para o Brasil, em um fenômeno inédito até então.
D.
Foram desenhados novos traçados urbanos, determinando claramente espaços destinados à Igreja, praça central, cadeia, prédios públicos e pelourinho.
E.
As cidades foram construídas a partir de novos referenciais estéticos e arquitetônicos jamais utilizados na Europa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
R:D-Foram desenhados novos traçados urbanos, determinando claramente espaços destinados à Igreja, praça central, cadeia, prédios públicos e pelourinho.
Explicação:
Confia, fiz e acertei
Resposta:
D.
Foram desenhados novos traçados urbanos, determinando claramente espaços destinados à Igreja, praça central, cadeia, prédios públicos e pelourinho.
Explicação:
O principal resultado foi uma maior racionalidade na organização das cidades, inicialmente no Nordeste do país. Novos traçados foram utilizados, organizando espacialmente os prédios das principais instituições coloniais. Contudo, não houve a mera transposição dos modelos portugueses e europeus para o Brasil, havendo a criação de novos modelos urbanos e arquitetônicos, embora inspirados nos modelos da Europa. As condições de higiene tenderam a melhorar, já que houve um cuidado com a abertura de vias mais largas e construções mais arejadas. No entanto, esses novos modelos ficaram restritos a poucas regiões, invariavelmente próximas ao litoral.