História, perguntado por giovannaveselich5, 10 meses atrás

A partir do século XV, sob a liderança de portugueses e espanhóis, os europeus começam um processo de intensa globalização, a chamada Expansão Marítima. Este fato também ficou conhecido como as Grandes Navegações, sobre os perigos reais e imaginários analise as sentenças e marque V ou F

( )os perigos reais eram as tempestades, as danificações nas embarcações, as doenças, a fome e a sede.
( )os navegadores, pela mentalidade medieval, ainda tinham que superar os medos imaginários (os monstros marinhos, a dimensão plana do planeta, quanto mais navegavam mais próximos estariam do abismo).
( )Acreditamos que a presença dos medos imaginários existiu, mas as inovações técnicas e tecnológicas (Escola de Sagres) propiciaram outro “olhar” para as navegações, permitindo a Expansão Marítima Europeia.
( )os portugueses estavam dispostos a enfrentar os perigos reais e imaginários das Grandes Navegações, porque sabiam da importância de fundar colônias para ajudar os povos primitivos a se desenvolverem e para provar que a Terra é redonda.

Marque a sequência correta.

a) V,V, F, V
b) V, V, V, F
c) V, V, V, V
d) F, F, V, V
e)F, V, F, V​

Soluções para a tarefa

Respondido por alvezfranciscoeduard
1

Resposta: LETRA B

Explicação: A ultima alternativa já entrega o erro, mas vamos por partes.

Sim, está correto, pois os perigos reais eram as tempestades, fome e doenças.

Os mapas medievais contavam com ilustrações de sereias e dragões marinhos. As lendas colocavam medo nos navegadores, então está correto.

A escola de sagres, que foi fundada pelo infante D. Henrique, foi uma instituição de estudos para técnicas de navegação. A caravela foi desenvolvida na escola de Sagres.

Não, o que os portugueses queriam de verdade era o acumulo de riquezas. Havia uma enorme dificuldade de se conseguir especiarias nas índias, Gênova e Veneza, que antes bloqueavam as rotas do mar mediterrâneo, agora eram dominadas pelo turcos otomanos. O objetivo da expansão era uma nova rota pela costa africana.

Perguntas interessantes