A partir do século XIX, a criança era percebida como um sujeito de direitos, tornando-se um ser social e para isso, era preciso garantir seu desenvolvimento integral por intermédio de legislações que conferem ao Estado a responsabilidade de oferecer a escolarização. Passam a ser consideradas as potencialidades das crianças, que devem ser ativas, participativas e comunicativas, se desenvolvendo em sua relação com o mundo. BARBOSA, A. A.; MAGALHÃES, M.G.D. A concepção de infância na visão de Philippe Ariès e sua relação com as políticas públicas para a infância. Revista eletrônica de Ciências Sociais, História e Relações Internacionais, v. 1, n.1, 2008. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A criança social é fruto de uma percepção importante de mundo. O século XX é denominado século da infância pela maneira como ela passa a ser trabalhada e vivenciada PORQUE II. A criança (ou infância) social indica a visão sobre esse período da vida como um meio próprio para ela estar no mundo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições falsas. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Em relação a infância é possível destacar que as duas alternativas são verdadeiras e a segunda completa a primeira. Por muitos anos as crianças eram vistas como adultos em miniatura, sendo que eram educadas para serem adultos desde criança. Porém, a mentalidade mudou e diversas pesquisas, que foram iniciados por Rosseau, enfatizaram a importância da criança viver essa fase da vida.
O conceito de infância em foco
Algumas das mudanças que destacam o conceito de infância envolve:
- Por volta do século XII a criança só era reconhecida quando suas ações começavam a se destacar como ações de adultos;
- O tratamento dos meninos e meninas era diferenciado, sendo que um filho homem era visto como uma vantagem na família e como símbolo de poder e continuação da espécie;
- Somente depois do século XV é que começou a se pensar na possibilidade de que as crianças eram diferentes dos adultos;
- No século XIX que a criança conseguiu seu espaço devido e que chegou-se a conclusão de que para ser um adulto comprometido e bem desenvolvido a criança tinha necessidade de viver sua infância.
No século XIX diversas teorias começaram a comprovar a importância da vivência da infância, a partir das mesmas muitas mudanças ocorreram e a criança passou a ser vista como um ser em desenvolvimento.
Quer saber mais sobre a infância e o desenvolvimento da mesma?
https://brainly.com.br/tarefa/42876555
https://brainly.com.br/tarefa/7511760