A partir do século X, inovações nas técnicas agrícolas e no emprego da energia possibilitaram o aumento da produção de alimentos e o crescimento populacional, transformando o feudalismo europeu. As melhorias técnicas praticadas, a redução das guerras feudais e o fim das invasões externas, possibilitaram elevar a produção de alimentos, originando assim um excedente agricola. Com isso se reduziu o número de mortes por fome e doenças..
Estabeleça a correspondência entre as colunas entre as inovações técnicas que mudaram a agricultura, e assinale a resposta certa.
a) Charrua
b) Rotação trienal
c) Atrelamento do cavalo pelo peito
d) Aprimoramento e difusão dos moinhos
( ) Possibilitou o aumento da velocidade e da qualidade da moagem do trigo
( ) Arado com rodas que possui uma relha de ferro com a qual é possível revolver a terra.
( ) Permitia o descanso do solo e garantia duas colheitas anuais.
( ) Colaborou para tornar mais eficiente a
aragem da terra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Baixa Idade Média foi um período específico da Idade Média que se estendeu do século XI ao século XV. Nele, a Europa Ocidental presenciou o auge do feudalismo mas também a sua decadência e o surgimento de uma nova ordem. A Baixa Idade Média é conhecida como um século de crise que delimitou o fim da Europa medieval — embora muitas características do medievo tenham persistido nos séculos seguintes.
Periodização
Importante falar que a definição de uma Baixa Idade Média é uma criação dos historiadores modernos, que convencionaram dividi-la em dois grandes períodos, que são:
Alta Idade Média: século V ao século X;
Baixa Idade Média: século XI ao século XV.
Acesse também: Amor cortês medieval – caracterizado pela idealização da pessoa amada
Características
A Baixa Idade Média é considerada o período do auge do feudalismo no medievo. Esse ápice deu-se entre os séculos XI e XIII, sendo o período anterior a isso de formação, e o posterior, de decadência e formatação de uma nova organização política, econômica e social na Europa Ocidental.
O feudalismo é, portanto, o conceito base para entendermos o funcionamento da sociedade europeia na Baixa Idade Média. Esse conceito não se refere apenas ao seu sentido econômico de exploração da terra pelos camponeses/servos, presos a ela pela relação existente entre eles e o senhor feudal. O feudalismo envolve aspectos muito além do econômico, que são: político, social e ideológico.