A partir do século III da era cristã, a civilização romana entrou em crise. A expansão territorial, base de toda a riqueza e estabilidade política e social do Império, foi esgotando-se.Entre os elementos que desencadearam esta crise, podemos afirmar que: *
5 pontos
1- as invasões bárbaras, longe de serem a causa única da queda do Império, manifestaram sua própria debilidade e fragilidade econômica, diante da crise do escravismo e das constantes disputas internas pelo poder.
2- a derrota do cristianismo e a consequente revalorização da tradicional religião romana fragilizaram a dominação dos romanos sobre os escravos, os quais passaram a defender a crença na obtenção de vantagens concretas e imediatas.
3- o poder divino e a centralização do comando do exército, atribuídos ao imperador Otávio Augusto, no período do Baixo Império, desenvolveram uma forte burocracia, dificultando a implementação da política do “pão e circo”, responsável pela melhoria das condições de vida dos plebeus.
4- em meio à crise econômica e ao aumento das invasões bárbaras que atingiam também o Império Romano do Oriente, os homens livres foram gradualmente abandonando os campos e procurando a segurança proporcionada pelos exércitos urbanos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta:
1- "As invasões bárbaras, longe de serem a causa única da queda do Império, manifestaram sua própria debilidade e fragilidade econômica, diante da crise do escravismo e das constantes disputas internas pelo poder."
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás