A partir do que você leu, como você considera que a dança deve ser ensinada para que o aluno possa explorar suas potencialidades, e aprender as danças sem que esteja preso a sua “concha”, como é mencionado no texto?
Soluções para a tarefa
“Não raro nem intencional, mas é possível perceber que nossa atuação docente na área de dança tem historicamente forjado novas conchas para que nossos alunos se escondam, se isolem, se esqueçam de suas realidades; realidades essas que paradoxalmente vivem em seus corpos e estão necessariamente presentes nas aulas de dança.
Frequentemente nos esquecemos de que os mesmos corpos que colocam as mãos na barra, que rolam no chão, que batem os pés e que rodopiam também têm fome, choram, namoram, viajam, brincam, sorriem – com frequência não assumimos que os corpos de nossos alunos são corpos sociais e não conchas a serem moldadas, colecionadas e admiradas.
A tradição do ensino de dança tem se aprimorado ao longo dos séculos na construção de conchas para seres humanos: primeiramente, as conchas das danças codificadas – que vão do balé clássico ao hip hop, das danças da mídia ao flamenco, passando pelas manifestações de danças brasileiras, pelo jazz e pela dança contemporânea. Dependendo de como forem ensinadas, técnicas, passos e coreografias acabam por se tornar conchas prontas e fechadas que os alunos devem vestir e se acomodar dentro delas. Na grande maioria das aulas de dança, as técnicas codificadas, os passos pré-determinados e as coreografias prontas nos impedem de dialogar com os corpos presentes de nossos alunos, com seus corpos sociais.
Aos professores de dança cabe uma escolha: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar ou educar cidadãos que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos?
Corpos que dançam são potenciais fontes vivas de criação e de construção, de reconfiguração e de transformação dos cotidianos. Os corpos dos alunos que dançam e se presentificam em nossas salas de aula são pensamentos, percepções, sensações, atitudes, ideias, comportamentos e posicionamentos em constante diálogo com a arte e com o mundo. Podemos ignorar esse potencial e anestesiá-lo visando a que se amolde na concha que propomos. Ou podemos nos posicionar, também, como professores, em relação ao que/como fazer com essas potencialidades.”
A partir do que você leu, como você considera que a dança deve ser ensinada para que o aluno possa explorar suas potencialidades, e aprender as danças sem que esteja preso a sua “concha”, como é mencionado no texto?
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Acredito que o desenvolvimento do dançarino deve ser livre, para que ele posa escolher de fato o caminho que quiser, que se sentir melhor, que se sentir livre para exercer sua arte.
O desenvolvimento desse tipo de estudo é bastante importante para que possamos entender nossas potencialidades e nossos desejos para fazermos determinada escolha que afetará o nosso futuro . Muitas vezes somos influenciados demais nas nossas escolhas .
Resposta:
Acredito que o desenvolvimento do dançarino deve ser livre, para que ele posa escolher de fato o caminho que quiser, que se sentir melhor, que se sentir livre para exercer sua arte.
O desenvolvimento desse tipo de estudo é bastante importante para que possamos entender nossas potencialidades e nossos desejos para fazermos determinada escolha que afetará o nosso futuro . Muitas vezes somos influenciados demais nas nossas escolhas .
Explicação: